Erick Pereira é destaque do Sporting
Reprodução/Instagram
Erick Pereira é destaque do Sporting

Natural de Cravinhos, cidade do interior paulista, o atacante Erick Pereira, de apenas oito anos, é hoje o brasileiro mais jovem a atuar nas categorias de base do Sporting, de Portugal. O time é considerado um dos principais clubes formadores de atletas do continente europeu.


O garoto é apaixonado por futebol praticamente desde que nasceu. Aos três anos, já dava os primeiros chutes na bola com o pai. Aos quatro, se mudou para Portugal com a mãe e logo chamou a atenção dos olheiros do Sporting. Hoje, ele já é uma promessa do clube português.

“Esse menino sempre amou futebol. Com três anos ele já adorava jogar bola com o pai. Claro que na época era apenas uma brincadeira, mas a gente já percebia que ele gostava muito e tinha talento. Conforme o tempo foi passando, ele foi se apaixonando cada vez mais pelo esporte até que decidimos colocá-lo para treinar na escolinha”, declarou Thais Gonçalves, mãe de Erick.

Em 2018, quando o garoto tinha apenas quatro anos, Thais deixou sua cidade e foi morar em Portugal trabalhando como cuidadora de idosos. O pai dele permanece no Brasil, e os dois conversam frequentemente por chamadas de vídeo. Não só pela paixão de Erick, mas também, segundo a mãe, como uma forma de interação social para ajudar na adaptação ao novo país, o menino começou os treinamentos no ano seguinte, em uma escolinha de futebol do Samora Correia, clube da região.

Após treinar e disputar alguns campeonatos infantis com o clube, Erick chamou a atenção de olheiros do Sporting. Ainda em 2019, foi convidado para fazer um teste para integrar as categorias de base do time de Lisboa.

“Na semana em que foi fazer a avaliação para entrar no Sporting, ele pegou uma gripe. No dia do teste, ele estava com febre. Pensamos em não comparecer, mas mesmo criança, ele já tinha noção da oportunidade e fez questão de participar. Acabou que foi muito bem, marcou gols e deu tudo certo. Poucos dias depois, ele estava recuperado da gripe e contratado pelo Sporting”, conta Thais.

Na época, seu novo time chegou a um acordo com o Samora e Erick passou a ser oficialmente jogador do Sporting. Até hoje, os dois clubes mantêm uma parceria e o garoto reveza os treinos tanto na base dos Leões quanto na da antiga equipe, visando a melhor adaptação e desenvolvimento dele como atleta. Apesar de já integrar a categoria Sub-8 de um dos gigantes de Portugal e muitas vezes jogar entre os meninos mais velhos, Erick mantém sua essência infantil:

“Quando eu não estou treinando nem brincando com meus amigos, gosto de ficar jogando joguinhos no celular”, diz ele. Mesmo com a pouca idade, a inspiração dele é uma das maiores da história do futebol: “Meu ídolo é o Cristiano Ronaldo porque eu acho ele um jogador muito bom e porque ele também começou jogando no mesmo time que eu jogo. Nós dois somos do Sporting e um dia eu quero jogar tão bem quanto ele”, disse Erick.

Com os campeonatos europeus chegando ao fim, o clube já ofereceu uma renovação de contrato ao garoto. Nas últimas semanas, o vínculo foi assinado e prorrogado por mais uma temporada, e, se depender da paixão, do talento e da vontade de Erick Pereira, o futuro do Sporting está em boas mãos - ou em bons pés.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!