Suposto tom de pele de ex-Palmeiras causa polêmica entre torcedores

Fotografia viralizou e levantou discussões nas redes

Mina
Foto: Instagram
Mina

Assim como o brasileiro Richarlison, que marcou o gol da vitória no último domingo , o zagueiro Yerry Mina é outro jogador bastante conhecido do público brasileiro e que luta para tentar salvar o Everton do rebaixamento na Premier League.

Porém, no último final de semana, ele, que é ex-jogador do Palmeiras, viu o seu nome envolvido em uma grande polêmica nas redes sociais, após uma foto de um dos usuários viralizar. 

Nela, o torcedor compara a aparência do zagueiro ao chegar em terras inglesas com uma fotografia recentemente publicada pelo clube. O que chamou a atenção na imagem foi o tom de pele do jogador, que parece ter clareado bastante nos últimos anos. "Clareamento Yerry Mina", escreveu o usuário no twitter.

A comparação foi alvo de várias interações nas redes sociais. Até o fechamento da reportagem, a postagem tinha mais de 15 mil curtidas, além de muitos comentários com críticas, alegações da utilização de photoshop por parte do clube e suposições sobre a influência do frio da Inglaterra e também de alguma doença grave que o jogador estaria enfrentando.

"Eu diria que é apenas a iluminação. Eu não sou tão moreno quanto ele, mas dependendo do quarto em que estou eu vou da minha normal para pele clara", afirmou um dos torcedores. 

Outro, por sua vez, criticou a postagem e mostrou outras fotos do jogo diante do Chelsea. "Pare de espalhar ódio pelas pessoas. É o brilho da câmera e sua própria edição que o fez parecer assim. Além disso, tem um photoshop nessa foto", afirmou.

Já um torcedor colombiano comparou com a sua situação. "Por que você está sendo tóxico? Eu sou colombiano e quando morava no Canadá o mesmo aconteceu comigo. Minha pigmentação clareou devido ao fato de eu não estar sempre perto do sol", apontou.

Houve ainda usuários alegando que o jogador fez clareamento e outros comparado a situação de Mina com a de Michael Jackson. Vale lembrar que, em meados dos anos 1980, o cantor americano foi diagnosticado com vitiligo, doença autoimune onde o corpo ataca o melanócito, célula responsável pela produção da melanina, que dá cor à pele.

Alheio a polêmica, o colombiano, após passagem sem sucesso por outros times, como o Barcelona, soma 13 jogos nesta temporada pelo Everton, onde marcou um gol.