Saída de Messi do Barcelona já estava definida antes de acerto com PSG

Dirigente do clube catalão afirmou que destino do craque argentino já era conhecido pela diretoria

Lionel Messi deixou o Barcelona em agosto do ano passado
Foto: Reprodução
Lionel Messi deixou o Barcelona em agosto do ano passado

A tentaviva falha do Barcelona em renovar com Lionel Messi  resultou na transferência do craque ao PSG. No entanto, o caminho do jogador argentino já estava 'traçado' antes do acerto com o time francês.

Em conversa com os alunos da ‘London School of Economics’, Mateu Alemany, novo diretor esportivo do Barcelona, assumiu que a saída de Messi (veja fotos na galeria abaixo) não foi uma surpresa para a direção liderada por Joan Laporta e que foi a melhor decisão para o clube.


"A saída de Messi, infelizmente, não foi uma surpresa. Era a realidade do momento. A única forma dele ficar era se o Barcelona fizesse parte de algo que não queríamos [o negócio da La Liga com a CVC]. Decidimos que o clube estava acima de qualquer pessoa e acabámos por perder muito em termos económicos”, disse o dirigente.

O que é o CVC?

O fundo econômico CVC Capital Partners aportaria 2,7 bilhões de euros para comprar uma participação de 10% sobre as receitas futuras da LaLiga, comerciais e de transmissão, por um período pré-determinado de 50 anos.

Barcelona, Real Madrid e Athletic Bilbao foram contrários desde o começo. As equipes entraram com uma ação judicial após uma Assembleia Extraordinária da LaLiga ter aprovado o contrato, no último dia 10 de dezembro. À ocasião, 37 dos 42 clubes votaram a favor do acordo.

** Felipe Silva é repórter de esportes do iG e autor da coluna Fora o Baile. Tem experiência em redações de jornais impressos e rádios de São Paulo, com passagens pelo Diário de Suzano, O Novo, Rede Contínua e DataFoot.