Lenda do Barcelona, Overmars é demitido do Ajax após assédio sexual

Diretor do futebol diz estar envergonhado com episódio

Marc Overmars é demitido do Ajax
Foto: Reprodução
Marc Overmars é demitido do Ajax

Diretor do futebol do Ajax desde o início da temporada 2012/13, Marc Overmars (veja fotos na galeria abaixo) foi, neste domingo (6), demitido do clube holandês após enviar mensagens com cunho sexual para colegas de trabalho.


Em comunicado, a equipe, que está nas oitavas de final da Champions League, comunicou a decisão se baseando em um caso de assédio sexual. 

"Estou envergonhado. Na semana passada, fui confrontado com relatos sobre meu comportamento e como isso atingiu outras pessoas. Infelizmente, não percebi que havia ultrapassado os limites, mas isso ficou claro para mim nos últimos dias. De repente, senti uma pressão enorme”, declarou Overmars.

Com passagens marcantes por Ajax, Arsenal e Barcelona, além da seleção holandesa, Overmars teve contrato renovado recentemente com o Ajax até 30 de junho de 2026.

Edwin van der Sar, CEO do Ajax, lamentou o episódio e alertou para situações futuras que podem ocorrer no clube. 

"Acho que a situação é terrível para todos. Na minha função, também me sinto responsável por ajudar os colegas. Um clima de trabalho seguro é muito importante para todos. Nós prestaremos ainda mais atenção a isso em um futuro próximo. Marc e eu jogamos juntos desde o início dos anos 1990, primeiro no Ajax e depois na seleção holandesa, e somos colegas na administração do Ajax há quase 10 anos. Agora tudo isso acabou de forma muito abrupta. Estamos trabalhando em algo muito bonito aqui, então esta notícia também será um golpe para todos que se preocupam com o Ajax”.

** Felipe Silva é repórter de esportes do iG e autor da coluna Fora o Baile. Tem experiência em redações de jornais impressos e rádios de São Paulo, com passagens pelo Diário de Suzano, O Novo, Rede Contínua e DataFoot.