Ex-zagueiro do Vasco conquista tríplice coroa na China

Há pouco menos de sete anos, Jadson trabalhava como servente de pedreiro no Rio de Janeiro

Jadson conquistou mais um título na China
Foto: Divulgação
Jadson conquistou mais um título na China

O zagueiro do Shandong Taishan, Jadson Cristiano, conquistou nesse domingo (09) a Copa da China, após vitória por 1 a 0, com gol do defensor, sobre o Shanghai Port. O título ficou marcado por ser o terceiro título do potiguar na mesma temporada asiática.


As três conquistas se juntam à luta pessoal vencida pelo atleta de 30 anos, que há pouco menos de sete anos, trabalhava como servente de pedreiro no Rio de Janeiro (RJ) e que já havia decidido abandonar o futebol de várzea carioca.

 “Esta temporada ficou marcada em minha carreira. Com certeza, foi a melhor em minha trajetória até o momento. Após tantas dificuldades, a vontade de lagar a carreira no futebol foi grande. Mas vejo que o tanto que sofri, valeu a pena para chegar até aqui. Encerro a temporada com chave de ouro”, disse o zagueiro.

Natural de Natal (RN), Jadson deixou a cidade em busca de maiores oportunidades na carreira como jogador. Assim, se mudou ao Rio de Janeiro (RJ) em 2011, aos 20 anos de idade. Na capital carioca, o potiguar trabalhava como ajudante de pedreiro e, aos finais de semana, atuava na várzea. As grandes atuações na categoria amadora o levaram ao Futebol 7, para defender o Boavista.

Após o destaque na modalidade, o zagueiro chamou atenção do América (RJ) e se profissionalizou em 2014, com 23 anos. A partir daí, a carreira alavancou. No ano seguinte, foi destaque do Bonsucesso na disputa da primeira divisão do Campeonato Carioca e logo, recebeu uma proposta para atuar pelo Portimonense, de Portugal, onde jogou entre 2015 e 2020 e faturou a Segunda Liga Portuguesa na temporada 2016/17. O zagueiro também defendeu o Vasco, em 2020.

O título evidencia a grande fase que Jadson passa na China. No primeiro semestre de 2021, o zagueiro defendeu o Wuhan Three Towns, da segunda divisão do país. Após atuar em sete partidas, ajudou a equipe a conquistar o título da competição.

No final de dezembro, após cinco meses da estreia pelo Shandong Taishan, o defensor levantou a taça da Superliga Chinesa, com três rodadas de antecedência. Em menos de duas semanas de seu primeiro troféu pelo clube, o atleta marcou o gol do título da Copa e foi premiado como o melhor jogador em campo.

“Só tenho a agradecer tudo que vem acontecendo em minha carreira. Através do futebol, pude dar uma condição melhor à minha família, algo que era muito difícil com o trabalho de servente de pedreiro. Fico realizado de olhar para trás e ver o quanto busquei e lutar para viver estes momentos”, afirmou o defensor. Com o título da Copa da China, o Shandong Taishan encerrou seu calendário na temporada do futebol chinês. Agora, Jadson deve retornar para Natal (RN), para curtir férias com a família, antes de se reapresentar ao clube chinês para o início da próxima época no país.