Messi faz 34! Confira 10 momentos polêmicos e marcantes na carreira do argentino

O craque do Barcelona e da Seleção Argentina está assoprando as velinhas nesta quinta-feira; confira 10 momentos que marcaram a trajetória do camisa 10

Estreia oficial pelo Barcelona

Em 16 de outubro de 2004, aos 17 anos, Lionel Messi estreou oficialmente pelo Barcelona, em um jogo contra o Espanyol.

Divulgação

Expulsão na estreia pela Seleção Argentina

Messi foi convocado por Pekerman para a seleção principal para um amistoso contra a Hungria em 17 de agosto de 2005. Mas sua estreia não foi boa. Entrou em campo aos 18 minutos do segundo tempo e foi expulso um minuto depois.

Divulgação

Ouro olímpico

Messi liderou a seleção olímpica da Argentina rumo à medalha de ouro nas Olímpiadas de Pequim em 2008.

Divulgação

Primeira bola de ouro

Pela sua primeira grande temporada em 2008-09, Messi ajudou o Barcelona a alcançar a primeira tríplice coroa do futebol espanhol; naquele ano, com 22 anos, o craque ganhou sua primeira bola de ouro.

France Football / Reprodução

Desabafo sobre saúde mental

Em entrevista ao jornalista espanhol Jordi Évole, do canal La Sexta, o atacante argentino admitiu que precisa de ajuda psicológica para lidar com as pressões de ser um dos maiores esportistas de todos os tempos.

Reprodução / Instagram

Multado e suspenso após críticas à Conmebol

Na Copa América de 2019, o craque argentino insinuou que a entidade havia beneficiado o Brasil, anfitrião da competição, e a acusou de corrupção. Como resultado, foi suspenso por uma partida e multado em 1500 dólares (R$ 5,6 mil na cotação da época).

Reprodução

‘Adeus’ à Seleção Argentina

Após a derrota nos pênaltis para o Chile na Copa América de 2016, Messi afirmou ter encerrado o seu ciclo com a camisa da Argentina. Entretanto, não demorou muito para o craque retornar à seleção.

Divulgação

Cinco gols em uma única partida

O craque argentino, que se acostumou a marcar dobletes e hat-tricks, conseguiu um feito muito raro na Champions League da temporada 2011/12 contra o Bayer Leverkusen. "La Pulga" marcou simplesmente cinco gols na mesma partida.

Reprodução

Primeira expulsão pelo Barcelona

Não faz muito tempo que Messi conseguiu esse feito. Na final da Supercopa da Espanha, em janeiro, onde o Barcelona saiu derrotado por 3 a 2 para o Athletic Bilbao na prorrogação, o camisa 10 foi expulso nos minutos finais após atingir o rosto de Villalibre com o braço.

Reprodução / Barcelona

Vai ou fica?

Segundo a imprensa espanhola, Messi está perto de renovar com o clube catalão, mas há meses atrás isso parecia um negócio inviável, após informações que o craque argentino desejava sair do Barça.

Reprodução / Instagram