País lamenta mortes dos esportistas
Reprodução
País lamenta mortes dos esportistas

O húngaro Tibor Benedek , considerado um dos maiores nomes do polo aquático mundial, morreu ontem, aos 47 anos, vítima de um câncer no pâncreas.

Tricampeão olímpico (2000, 2004 e 2008) e campeão mundial (2003) como atleta, o ex-alteta se aposentou em 2012 e passou a atuar como treinador, comandando a seleção húngara masculina da modalidade nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.


Em nota, a família de Benedek confirmou a morte e anunciou que não divulgaria mais detalhes. “Tibor Benedek deixou um espaço insubstituível e incompreensível para sua família, seus companheiros de equipe, toda a sociedade do polo aquático e os fãs. A pedido de sua família, pedimos ao público e aos membros da imprensa que respeitem as regras do jogo durante esse período difícil”, apontou a nota.

Você viu?

Pela seleção da Hungria, como jogador, Tibor ainda teve dois vice-campeonatos mundiais (1998 e 2007) e um título europeu (1997), entre outras conquistas. Como treinador, foi campeão mundial em 2013. Em maio deste ano, ele anunciou sua aposentadoria do esporte, alegando motivos particulares e sem dar mais detalhes.

Em mensagem, o primeiro ministro da Hungria, Viktor Orbán , lamentou a morte: “a água está preta na piscina. Tibor Benedek morreu. Que descanse em paz! Um dos maiores campeões do desporto húngaro. Que Deus descanse a sua alma!”, afirmou.

Benedek morreu um dia depois de outro tricampeão olímpico da mesma modalidade pela Hungria, Gyorgy Karpati , campeão em 1952, 1956 e 1964, aos 87 anos, levando o primeiro-ministro a escrever, no Facebook: “O Pelé do polo aquático nos deixou”.

Karpati conquistou os títulos de 1952, 1956 e 1964. Em Helsinque-1952, ele tinha apenas 17 anos de idade e tornou-se o atleta mais novo da história a ser campeão olímpico. Quatro anos mais tarde, fez parte do histórico jogo contra a União Soviética, conhecido como “ Banho de Sangue ”, em um contexto de revolução antissoviética que acontecia na Hungria.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!