O mundo aguarda ansiosamente pelo retorno do futebol . No Brasil, com o número de infectados e mortos pelo novo coronavírus subindo a cada dia, há uma indefinição total em relação à volta do esporte. Já em alguns países europeus, que enfrentam neste momento um outro estágio da pandemia, registrando uma curva descendente de contágio, os campeonatos estão mais próximos da retomada.
Leia também: "Pensar em retorno aos treinos é bastante precoce", analisa médico
Mesmo sem nenhum sinal de que o futebol tenha condições de voltar no Brasil, alguns times já começaram a promover o retorno de seus jogadores aos centros de treinamento. Na última terça-feira (5), atletas de Internacional e Grêmio se reapresentaram para realizar testes de Covid-19 e exames físicos e retomaram os treinos individuais no CT.
O Campeonato Gaúcho foi paralisado no dia 15 de março, restando três rodadas para o término do segundo turno. Assim como no Rio Grande do Sul, todos os outros campeonatos estaduais seguem suspensos e não têm previsão de retorno.
A situação na Europa é diferente. Ao contrário do que acontece no Brasil, as equipes das principais ligas do Velho Continente só começaram a voltar aos trabalhos após os números do novo coronavírus apresentarem queda. Países como Espanha e Portugal veem, a cada dia, uma redução no número de casos confirmados e mortes e já projetam datas para a bola voltar a rolar.
Na Itália, que já foi o epicentro da doença, o cenário, embora ainda preocupante, é mais ameno e o campeonato está próximo do retorno, assim como no Reino Unido.
Confira a projeção de retorno das principais ligas do Velho Continente:
ALEMANHA
Retornou em 16 de maio.
ESPANHA
Você viu?
Retorno previsto para 12 de junho.
INGLATERRA
Retorno previsto para 17 de junho.
ITÁLIA
Retorno previsto para 20 de junho.
PORTUGAL
Retorno previsto para 3 de junho.
FRANÇA
Campeonato foi encerrado e PSG declarado campeão. Toulouse e Amiens foram rebaixados.
HOLANDA
Campeonato foi cancelado sem campeão e sem rebaixados.