Flamengo e River Plate disputam a taça da Libertadores 2019
Reprodução / Conmebol
Flamengo e River Plate disputam a taça da Libertadores 2019

É claro que a unanimidade é algo difícil de acontecer em uma pesquisa, mas ao questionar torcedores de diferentes clubes e de localidades distintas, ficou claro que, uma esmagadora maioria de brasileiros não vai torcer para o Flamengo no duelo contra o River, pela final da Libertadores, excluindo a ideia de que o Rubro-Negro “é o Brasil" no torneio sul-americano.

Leia também: Ônibus com torcedores do Flamengo são barrados por manifestantes no Chile

É normal ouvir na mídia que o clube carioca representa o país na Libertadores, principalmente por ser um duelo contra um time argentino, mas parece que nem mesmo a nossa histórica rivalidade com os Hermanos foi capaz de mudar a torcida de palmeirenses, corintianos, são-paulinos, vascaínos, cruzeirenses, atleticanos, gremistas, colorados, e por aí vai.

Aliás, nem mesmo o fato de uma possível vitória do Flamengo ajudar alguns clubes a se classificar para o torneio continental no próximo ano foi capaz de mudar a opinião desses torcedores.

“Vou torcer contra o Flamengo, mesmo o título deles beneficiando meu time, São Paulo, em uma eventual vaga direta na Libertadores. Jamais torcerei para um brasileiro”, disse Felipe do Santos. ” Torço para o Fluminense e para mim o Flamengo NÃO É o Brasil na Libertadores! Minha torcida será para o River”, disse Célia Valentim.

Leia também: Galvão Bueno passa mal em Lima, faz procedimento cardíaco e não narra a final

Entrando na discussão do Flamengo ser ou não ser o Brasil na Libertadores, questionamos alguns torcedores fazendo exatamente essa pergunta: "Você torcerá para o Flamengo na final da Libertadores?". Aqui estão as respostas:

"Vou torcer contra o Flamengo. Mesmo o título deles beneficiando o meu time (SPFC), em uma eventual vaga direta na Libertadores. Jamais torcerei para um brasileiro"
Felipe dos Santos, torcedor do Sâo Paulo

"Estou torcendo para o River, porque sou Vasco [risos]"
Dani Albernaz, torcedora do Vasco

"Estou torcendo para o River porque quero que esse time f... se f... sempre. Quem queima criança não merece ser campeão nunca"
Thiago Felippe, torcedor do Palmeiras

"Eu até sei que está "representando" o meu país na final e até mesmo o meu estado, mas rival é rival. Não torceria jamais... Nem se Garrincha me pedisse... Pelo contrario, quero mais é que perca"
Mica Sandsmark, torcedora do Botafogo

"Não tem essa de torcer para o futebol bonito ou merecedor, é time 'rival', vou torcer para o River"
Pedro Ramos, torcedor do Corinthians

"Torço para o Sport, zero chance de alguma vez na vida torcer pelo Flamengo"
André Frej, torcedor do Sport

"Torço para o Fluminense e pra mim o Flamengo NÃO É o Brasil na Libertadores! Minha torcida será para o River"
Célia Valentim, torcedora do Fluminense

"Nunca jamais [sobre torcer para o Flamengo], porque seleção só existe uma: Cruzeirao Cabuloso"
André Maia, torcedor do Cruzeiro

"Não [sobre torcer para o Flamengo], porque BRASIL é seleção Brasileira e não um time que não é o meu de coração"
Sergio Augusto França Patrocinio, torcedor do Atlético Mineiro

"O Flamengo não é o Brasil na Libertadores, porque sou Botafogo"
Márcio Souza, torcedor do Botafogo

"Acredito que o Flamengo não irá representar o Brasil na Libertadores. É gritante os erros da arbitragem a favor do time carioca no campeonato Brasileiro o que acaba criando um certa repulsa ao time. Sem falar que o Gabriel tem algumas atitudes em campo que irritam um pouco o torcedor. Amanhã sou River"
Juliana Bof, torcedora do Grêmio

"Na final da Libertadores vou torcer para o River Plate, claramente"
Guilherme Cotarelli, torcedor do Londrina

"Torço para que o River leve, O Flamengo está muito queixo para o alto... Acredito que não só eu penso assim. River sendo campeão, já baixa bola deles, Campeão brasileiro eles já são"
Denis Xavier, torcedor do Corinthians

"Torço paro o Sport, o campeao de 87, e por isso odeio o flamengo. Vou torcer para o River"
Rafael Azoubel, torcedor do Sport

"Apesar do bom momento do Flamengo com um técnico estrangeiro, que na minha opinião é excelente, e escancara que há um corporativismo patético dos técnicos brasileiros contra essas mudanças e idéias de enxergar o futebol, creio que o clube já tem um apelo da mídia muito forte e muitas vezes forçam demais a barra para que seja o clube do povo, da massa e principalmente propaganda para expor o país. Acredito que os torcedores rivais não suportam esse tipo de manipulação inclusive tendo notícias de que dentro da CBF exista uma boa vontade em ajudar tal clube"
Nathalia Carvalho, torcedora do Cruzeiro

"Eu entenderia torcer pelo Brasil em um campeonato mundial. Mas não consigo torcer para o Flamengo"
Rafaela Borges, torcedora do Botafogo

"Não torço para estes 'urubus' nem gosto de argentinos, mas vou torcer para o River"
José Xavier, torcedor do Palmeiras

"Quando se fala em representatividade o Flamengo não me representa pois historicamente o clube no qual torço, Atletico Mineiro, tem uma rivalidade gigante e isso impossibilita um Atleticano pensar que o Flamengo lhe represente"
Gustavo Candido, torcedor do Atlético Mineiro

"Carioca fala muito, se ganhar então... Vou torcer para o River"
Paulo Henrique, torcedor do Sport

"Sou Vasco e estou torcendo pra eles [Flamengo] tomarem um sacode, uma porradinha de leve do River"
Raphael Moraes, torcedor do Vasco

"Jamais torço para carniça, River sempre"
Eduardo Oliveira, torcedor do Palmeiras

"O Flamengo representa o Brasil na Libertadores, mas não é o Brasil como muitos estão dizendo... Parabéns ao Flamengo pela trajetória e pelo futebol. Yo soy River, não consigo torcer para o Flamengo, e olha que tenho trauma do River"
Samanta Alves, torcedora do Botafogo

"Não, o Flamengo não é o Brasil na Libertadores, pois ele não representa o sentimento de todos os brasileiros, apenas uma parte dele... A outra parte é aquela que se indigna com a forma que esse time é tão beneficiado e outros não; que se indigna com o desprezo e indiferença dada pelo Flamengo aos familiares da tragedia que aconteceu com os meninos da base que estavam sob a sua responsabilidade; que não se identifica com a camisa que o time carrega devido a sua postura. E essa é a parte da qual eu faço parte"
Chiara Neiva, torcedora do Vitória

"Meu time do coração no Brasil é o Cruzeiro. Por conta disso, não me vejo torcendo para outro time representar o país, se não o meu.  A rivalidade entre os times brasileiros é tão grande, a ponto de fazer com que a vitória de um time do exterior seja menos "dolorido" para quem não está na disputa. Sse eu for torcer pra cada time brasileiro que for a uma final internacional, to lascado, ai virei torcedor brasileiro e não cruzeirense"
Arthur Tonussi, torcedor do Cruzeiro

"Se o Flamengo é Brasil, espero que o River seja a Alemanha"
Jonathan Calvanti, torcedor do Vasco

"O Flamengo não é o Brasil na Libertadores, porque só quem torce a favor são os próprios flamenguistas. Eles não são maiores em nenhum dos títulos nacionais, e já se intitulam como os maiores do Brasil. Imagina vencendo essa libertadores?
Fernando Almeida, torcedor do Botafogo

Ansiedade toma conta da torcida do Flamengo
Twitter/Reprodução
Ansiedade toma conta da torcida do Flamengo


E apesar de não ser maioria, o grupo de pessoas que torcem para o Flamengo independente da rivalidade brasileira também existe. Tem também aqueles que estão na dúvida.

"Vou torcer para o Flamengo, claro. Sou brasileiro e isso é maior do que qualquer rivalidade entre clubes. Não, espera. A contra o Corinthians é maior [risos] Mas dá gosto ver o Flamengo jogar. Isso é inegável. Igual o Santos e ocasionalmente o Grêmio. Você curte o jogo"
Rafael Bunese, torcedor do Palmeiras

"Não da apra torcer muito para argentino, o time do Flamengo está legal de assistir. E nós [torcedores do XV] não somos de tamanha rivalidade, é outra realidade"
Paulo Rodrigues, torcedor do XV de Piracicaba

"A equipe do Flamengo joga preparada emocionalmente, taticamente e tecnicamente para qualquer cenário dentro de uma partida de futebol. O físico pode ter oscilado durante a temporada, mas os jogadores que entram em campo não se abalam com resultados adversos, não aceitam quando o placar está desfavorável e demonstram uma sintonia coletiva absurdamente maior do que qualquer outro time da América do Sul. Podem não levara a taça? podem, pois futebol não é um esporte justo, mas a minha torcida é para o time que quer ganhar, que está jogando bem e que tem um jogador como o Bruno Henrique em ótima fase e que merece ser campeão"
Rodrigo Miwa, torcedor do São Paulo

"Vou torcer pro flamengo pq gosta do “MIXXXTER JESUS”. Gosto do futebol que o Flamengo joga"
Henrique Dornelas, torcedor do Náutico

"Temos que valorizar os clubes do país, vou torcer para o Flamengo"
Pedro Henrique de Mesquita, torcedor do Internacional

"Vou torcer para o Flamengo, pois tem sido legal acompanhar a intensidade que o Jorge Jesus faz o time jogar. Além disso, vai ser interessante ver uma reedição da final de 81 entre Flamengo x Liverpool, caso os dois cheguem na final"
Wilson Neto, torcedor do Coritiba

"Vou torcer para o Flamengo, porque não gosto de argentinos"
David Carvalho, torcedor do Santos

Leia também: Torcida do Flamengo faz grande festa do Ninho ao aeroporto; veja imagens

"Sou gremista e devido os acontecimentos de 2018 e 2019 estou na dúvida ainda. O River ganhou do Grêmio com uma ajuda externa, eliminação que doeu porque o Grêmio tinha condições de ir pra final. Já o Flamengo ganhou na bola e se o Fla for bicampeão, tenho certeza que igualará o Grêmio na conquista do Tri da América. Então ainda estou dividido, entre zoar meus amigos flamenguistas ou ficar feliz por eles, mas no final acho que vou acabar torcendo, mesmo sabendo que seria muito bom falar do cheirinho internacional"
Lucas Bertoletti, torcedor do Grêmio

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!