É daqui um mês! Confira as principais curiosidades da Copa do Mundo feminina

No próximo dia 07 de junho começa a oitava edição do Mundial de futebol feminino e para aquecer separamos alguns números e recordes do torneio

Faltam 30 dias para o início da Copa do Mundo de Futebol Feminino que acontecerá na França entre os dias 07 de junho e 07 de julho. Ao todo serão 24 seleções (divididas em seis grupos de quatro equipes) em busca do título mundial.

Acontecendo desde 1991, a Copa do Mundo de Futebol Feminino terá algumas novidades nesta oitava edição como introdução do árbitro de vídeo (VAR),  aumento da premiação financeira e a TV Globo transmitindo pela primeira vez os jogos ao vivo da seleção brasileira.

Pela proximidade do evento, separamos as maiores curiosidades da competição feminina durante sua história.

Primeira edição

Foto: FIFA/ Divulgação
Taça da Copa do Mundo de futebol feminino

Apesar de se contar as edições do Mundial Feminino a partir de 1991, houve uma edição ‘experimental’ em 1970, na Itália. O torneio recebeu o nome de Martini Rosso Cup, pois não tinha chancela da Fifa. Um ano depois outra edição ‘clandestina’ aconteceu na China e teve a Dinamarca como campeã.

Show Player

Foi apenas em 1989 após apelo de Ellen Wille, representante do Comitê das Mulheres da Noruega, que a Fifa começou a planejar uma Copa do Mundo de futebol feminino.

Pulando para o ano de 1991, aconteceu oficialmente o primeiro Mundial. Com sede na China, a competição levou o nome de M&M’s Cup.

Um dos fatos curiosos dessa edição é referente a alimentação das atletas. Devido a dificuldade de adaptação com a comida local, as jogadoras se aproveitaram do patrocínio da M&M e mantiveram uma dieta baseada em chocolate.

Leia também:  Mulheres Guerreiras do Brasil: Veja novo uniforme da seleção para o Mundial

Porém, o ponto principal desse Mundial foi a mudança do tempo de jogo. Prevendo ser melhor para a condição física das mulheres, a Fifa colocou as partidas com duração de 80 minutos. A decisão não agradou e a partir do ano de 1995 as regras do torneio se igualaram com a competição masculina com o tempo de 90 minutos por jogo.

A seleção feminina do time dos Estados Unidos da América foi a primeira campeã do torneio após vencer a Noruega por 2 a 1. A decisão teve 65 mil torcedores no estádio.

Maiores campeãs

Foto: Getty Images
Seleção feminina dos EUA é a atual campeã mundial

Donas do primeiro título (em 1991) e do último (em 2015), as meninas dos Estados Unidos da América são as maiores campeãs da Copa do Mundo de Futebol Feminino.

Elas chegaram à decisão quatro vezes, vencendo em três oportunidades (1991, 1999 e 2015). Por outras três vezes a equipe foi medalha de bronze (1995, 2003 e 2007).

Maior artilheira

Foto: Divulgação
Marta é a maior artilheira da Copa do Mundo de futebol feminino

A seleção brasileira feminina não tem nenhum título do Mundial feminino, mas tem a maior artilheira da competição. A atacante Marta marcou 15 gols em quatro edições das quais participou (2003, 2007, 2011 e 2015).

Atrás dela estão Birgit Prinz, alemã que participou de cinco edições e se aposentou em 2011, e Abby Wambach, americana aposentada desde 2015, ambas com 14 gols.

Recorde de participações

Foto: Thiago Rocha/iG
Formiga defende a seleção brasileira em Mundias desde 1995

A meio-campista brasileira Formiga está próximo de se tornar a atleta que mais vezes disputou uma Copa do Mundo, entre as mulheres e os homens.

Se convocada para a edição na França, a jogadora de 41 anos participará de sua sétima edição de mundial. Estreante em 1995, com apenas 17 anos, Formiga passará a japonesa Homare Sawa que disputou seis edições.

Além do recorde de participações a brasileira pode ser a jogadora mais velha a entrar em campo no Mundial, superando a americana Christie Rampone que na última edição disputou uma partida aos 40 anos e 11 dias.

Maior goleada

Foto: FIFA/ Divulgação
Seleção alemã de 2007 foi campeã mundial e aplicou a maior goleada do torneio

A seleção da Alemanha detém as duas maiores goleadas da história da Copa do Mundo de futebol feminino. Em 2007 as alemãs venceram a Argentina por 11 a 0. Na edição de 2015, que aconteceu no Canadá, elas voltaram a marcar dois dígitos no placar: 10 a 0 contra a Costa do Marfim.

Brasil no Mundial

Foto: Reprodução
Seleção brasileira feminina nunca venceu uma Copa do Mundo

Como dito anteriormente, o Brasil nunca venceu o título da Copa do Mundo de futebol mundial, mas chegou a final em 2007 quando perdeu para a Alemanha por 2 a 0 e ficou com o vice-campeonato.

Leia também:  Brasil entra na briga para sediar Copa do Mundo de futebol feminino em 2023

Presente em todas as edições desde 1991, a seleção brasileira feminina terminou na nona colocação da última Copa do Mundo de futebol feminino com três vitórias e uma derrota em quatro jogos.