Itália registra aumento de público nos estádios após diminuição da violência

Um relatório do Observatório Nacional apontou que o público subiu de 24,5 mil para 25,2 mil por jogo, além de uma diminuição no policiamento local

Relatório indica aumento de torcida na Itália após violência diminuir
Foto: Divulgação
Relatório indica aumento de torcida na Itália após violência diminuir

O índice de violência nos estádios da Série A do Campeonato Italiano diminuiu, segundo informou nesta terça-feira (13) um relatório divulgado pelo Observatório Nacional de Eventos Esportivos da Itália.

Leia também:  Feridos em incêndio no CT do Flamengo tem melhora clínica; saiba mais

De acordo com o comunicado, os estádios ganharam mais espectadores e possuem menos policiais realizando a segurança dos jogos. Com a diminuição dos incidentes de violência dentro dos estádios e nas imediações, a média de público na Série A aumentou de 24,5 mil para 25,2 mil pessoas.

No entanto, o relatório informou que os confrontos entre torcedores estão acontecendo cada vez mais longe dos estádios. Um dos exemplos foi a briga entre os ultras da Lazio e da Inter de Milão, que causou a morte do italiano Daniele Belardinelli, de 35 anos.

Show Player

O incidente ocorreu em dezembro na via Novara, em meio a uma briga de torcidas . Uma van com napolitanos foi bloqueada e atacada por torcedores organizados da Inter. Ao deixar a zona de confusão, o veículo atropelou o torcedor nerazzurro, que não resistiu aos ferimentos.

Leia também:  Insatisfeito com Sarri, Chelsea quer Zidane como novo técnico, diz jornal

O relatório informou que o número de feridos em confrontos caiu de 30 para 15, assim como os civis feridos, que foi de 23 para 19. Já entre as forças de segurança, o número de policiais feridos caiu de 24 para 15. A quantia de pessoas presas também caiu (de 25 para 18).

Apesar dos números da violência terem diminuído, o número de casos de racismo na Itália tem se tornado um grande problema para o futebol do país.

Desde o caso envolvendo o zagueiro Koulibaly, do Napoli, em dezembro de 2018, a Federação Italiana mudou as regras para suspender uma partida em casos de insultos racistas durante os jogos. Clique aqui e entenda .

Com a baixa na violência , o Campeonato Italiano retorna nesta sexta-feira (15), com a partida entre Juventus e Frosinone, em Turim, as 17h30. A partida será válida pela 24ª rodada da competição. A Velha Senhora é a líder do campeonato com 63 pontos, nove a frente do Napoli.