Um jogador veterano retornar ao seu país de origem para encerrar a carreira não é uma novidade no futebol. Porém, quando esse mesmo atleta aceita jogar ‘de graça’ e ainda contribuir financeiramente com o clube, o caso muda.
Leia também: Fazendo história! Lionel Messi chega aos 400 gols no Campeonato Espanhol
Toda a história aconteceu na Polônia. O jogador Jakub Blaszczykoswki, mais conhecido como Kuba, retornou ao seu país para encerrar a carreira no futebol. O ex-jogador do Borussia Dortmund, de 33 anos, defenderá o Wisla Krakow sem receber salários.
O atleta apareceu para o futebol justamente na equipe da cidade de Cracóvia e ajudou o time a conquistar o título do Campeonato Polonês em 2005. Logo depois de seu bom desempenho, Kuba se transferiu para a Alemanha, onde foi bicampeão nacional.
Sem desde o fim da última temporada, quando defendeu o Wolfsburg, da Alemanha, Kuba se juntou ao elenco do Wisla Krakow e tem treinado com eles nos últimos meses.
Leia também: Tottenham investiga suposto caso de racismo contra o sul-coreano Son
O jogador chegou a contribuir com cerca de 300 euros de seu próprio bolso para ajudar a equipe a quitar salários de outros atletas do elenco.
A atitude de Kuba chamou atenção na Alemanha. O Borussia Dortmund chegou a parabeniza-lo nas redes sociais e o site oficial da Bundesliga publicou que o atleta entendeu o espírito da competição alemã: preços acessíveis de ingressos, clubes de torcedores e programas de intervenção social.
Veja abaixo o post do time alemão.
All respect to our Kuba, who is on the verge of joining his boyhood club Wisla Krakow without pay and has assisted them financially to help revive the Polish side 💛👏🏼 pic.twitter.com/IkRdWobzFy
— Borussia Dortmund (@BlackYellow) 12 de janeiro de 2019
Kuba é muito reconhecido em seu país. Ele é o atleta que mais vezes se apresentou com a seleção polonesa. Ao todo, o jogador vestiu a camisa da seleção 104 vezes.
De acordo com o site transfermarkt, o passe de Kuba vale hoje 1 milhão de euros. Durante sua carreira ele acumulou dois títulos do Campeonato Alemão, uma taça da Alemanha, duas Supertaças da Alemanha e um título do Campeonato Polonês.
Leia também: 'Vinícius Jr. me chamou de filho da p** três vezes', diz zagueiro espanhol
O jogador foi eleito por duas vezes o futebolista do ano, tanto na Polônia como na Alemanha.