Eliminação na Copa e ausência em premiações individuais marcam o 2018 de Messi

Apesar do bom desempenho no Barcelona, o argentino foi alvo de críticas pelo Mundial muito abaixo do esperado na Rússia

Messi comemora gol pelo Barcelona
Foto: Reprodução/Twitter/ChampionsLeague
Messi comemora gol pelo Barcelona

De fora da lista dos três melhores jogadores do mundo, além do fraco desempenho na Copa do Mundo, na Rússia, o craque Lionel Messi teve um 2018 abaixo do esperado, principalmente em comparação com outros atletas, como Cristiano Ronaldo, Luka Modric e Kylian Mbappé, que tiveram grandes momentos no ano.

Leia também: Messi recebe sua quinta Chuteira de Ouro: "Jogo no Barcelona, fica mais fácil"

Em janeiro, ele até conseguiu superar o alemão Gerd Müller e se tornar o maior artilheiro das principais ligas da Europa, com 366 gols. Messi ainda foi campeão com o Barcelona do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei da temporada 2017/18.

Mas o ano de Messi ficou marcado pelos vexames com a camisa da seleção argentina.
No Mundial, o empate com a Islândia e as derrotas para Croácia e França renderam diversas críticas ao atacante, principalmente por parte da imprensa do país, que depositava nele todas as fichas de um possível tricampeonato da Argentina .

Foto: Divulgação/Fifa
Messi lamenta após jogo da Argentina na Copa do Mundo

Após o vice-campeonato em 2014, a Copa do Mundo de 2018 seria uma grande chance para a Argentina voltar a conquistar um Mundial após 32 anos. No entanto, após a fraca campanha nas Eliminatórias, a seleção albiceleste não ficou entre as grandes favoritas. Além disso, em março, em um amistoso preparatório, a Argentina sofreu uma dura derrota por 6 a 1 diante da Espanha.

Durante a estreia dos argentinos contra a Islândia, Messi perdeu um pênalti decisivo e viu sua equipe sair apenas com um empate de 1 a 1. Na segunda rodada, novamente em outra partida apagada do camisa 10, a Argentina foi goleada por 3 a 0 pela Croácia, com um show do meio-campista Luka Modric.

Leia também: Cristiano Ronaldo sente falta de Messi? "Talvez ele é que sinta minha falta"

Desesperada pela classificação, a Argentina depositou suas últimas fichas diante da Nigéria. Messi carregou sua equipe e marcou o primeiro gol da vitória por 2 a 1 diante da seleção africana. Com esse tento, o craque tornou-se apenas o terceiro argentino a marcar gols em três Copas do Mundo, ao lado de Diego Maradona e Gabriel Batistuta. Mas o feito não foi suficiente para glorificar o craque, que passou a ser massacrado pelas críticas.

Nas oitavas de finais, a Argentina foi derrotada por 4 a 3 pela França, e foi eliminada pela seleção que viria a se tornar a grande campeã do torneio.

Atacado pela mídia de seu país, Messi chegou a declarar que não jogaria mais pela seleção em albiceleste em 2018, desejo que foi atendido pela AFA e comissão técnica.

Foto: Reprodução
Maradona se desespera em derrota da Argentina no Mundial

O fraco desempenho na Copa do Mundo rendeu críticas até do ex-jogador Diego Maradona, um dos maiores ídolos do futebol argentino. O atual treinador do Dorados de Sinaloa, do México, afirmou que não convocaria mais o craque do Barcelona para a seleção.

"É difícil falar, mas é inútil querer tornar líder um homem que vai ao banheiro 20 vezes antes de um jogo. Messi é Messi no Barcelona e Messi é Messi jogando com a Argentina", disse Maradona em entrevista ao canal de TV "Fox Sports".

Leia também: Modric critica ausência de Messi e CR7 em premiação da Bola de Ouro: "Injusto"

A precoce eliminação da Argentina na Copa do Mundo, além do desempenho abaixo do esperado tirou Messi das finais dos prêmios de melhor jogador da Uefa e da Fifa. Nas duas ocasiões, o argentino e o craque português Cristiano Ronaldo foram desbancados pelo croata Modric.