Antes de final, Conmebol já registra recorde de público na Libertadores 2018

De acordo com entidade, até agora 3,5 milhões de torcedores estiveram nos estádios para ver seus times. Final de sábado pode ter 61 mil pessoas

A edição da Libertadores 2018 teve recorde de público, segundo a Conmebol
Foto: Reprodução/ Conmebol
A edição da Libertadores 2018 teve recorde de público, segundo a Conmebol

A Conmebol, entidade reguladora do futebol sul-americano, publicou neste fim de semana que a Copa Libertadores da América de 2018 bateu recorde de público. Mesmo faltando a última partida da final, mais de três milhões de pessoas já compareceram nos estádios durante a competição.

Leia também:  Real Madrid tem interesse em Pedrinho e Ronaldo pode 'intermediar' negócio

De acordo com o levantamento da Conmebol , o número de 3.500.000 é 15% superior ao registrado no ano de 2017, quando 3.100.000 pessoas saíram de suas casas e acompanharam seu time do coração. A média é de 23 mil torcedores por partida.

Os números empolgaram o alto escalão da Conmebol. Segundo o presidente da entidade, Alejandro Dominguez, “A Libertadores é a joia da coroa. É o evento mais excitante do mundo”.

A arrecadação total por ingressos vendidos na edição 2018 é de 49 milhões de dólares (R$ 184 milhões, na cotação atual), um aumento de 16,8% em relação ao ano passado.

Os dados estatísticos da Libertadores 2018 apontam que, ao todo, 47 equipes participaram da competição entre fases de grupo, oitavas, quartas, semifinais e final. Foram 155 jogos disputados (sem contar a final do próximo sábado).

A atual edição é a última em que terão duas partidas na final e nos estádios dos clubes envolvidos. A partir do ano que vem a Conmebol adotará o modelo da Liga dos Campeões, com final única em campo neutro. O destino dos finalistas da Copa Libertadores da América em 2019 será Santiago, no Chile.

Leia também:  Diretor do Barcelona não descarta volta de Neymar ao clube em 2019

A Copa Sul-Americana também teve o seu modelo alterado e a final de 2019 será disputada em Lima, capital do Peru.

A maior final da Copa Libertadores para a Conmebol?

Foto: Divulgação
Final da Libertadores 2018 entre Boca Juniors e River Plate será lucrativa para Conmebol

Para apresentar River Plate e Boca Juniors num texto que cita os maiores campeões da Libertadores, a Conmebol utilizou a seguinte frase: ‘duas equipes com tradição suficiente de copera estão na disputa pela coroa do torneio em 2018’. E não deixa de ser verdade.

A final do próximo sábado tem nove títulos em campo. O Boca Juniors tem seis títulos da Libertadores, o último conquistado no ano de 2007. Já o River Plate tem três e levantou o troféu pela última vez em 2015. Se vencer no Monumental de Núñez, o Boca pode igualar o maior campeão da competição, o Independiente com sete títulos.

A primeira partida disputada no dia 10 de novembro na La Bombonera terminou em 2 a 2 . De acordo com o regulamento da Conmebol , a final da Libertadores não conta com o critério de gol fora de casa para favorecer uma equipe. Ou seja, a final da edição 2018 ainda está aberta e tudo pode acontecer na Argentina.