PSG já se prepara para punição da Uefa por conta do fairplay financeiro

Clube da capital francesa pode ser punido pela entidade máxima do futebol da Europa por ter gastado mais do que o permitido pelas regras da Uefa

Nasser Al-Khelaifi, presidente do PSG
Foto: Divulgação
Nasser Al-Khelaifi, presidente do PSG

A temporada do futebol da Europa já está chegando ao fim e consequentemente, se dá início à janela de transferências. No entanto, pode ser que o PSG vai ficar de fora das contratações para o restante do ano. Segundo informações do jornal L'Equipe , o clube já está preparado para receber uma punição da Uefa por conta do do fairplay financeiro exigido pela entidade.

Leia também: "Se Neymar ganhar a Copa do Mundo, não voltará a pisar em Paris"

De acordo com a publicação, o receio do PSG é de levar penalidade parecida com a qual recebeu em 2014. Na ocasião, a entidade máxima do futebol europeu colocou um limite de déficit para o equilíbrio de compras e vendas do clube. Uma das maiores possibilidades de ação da Uefa pode acontecer pela pressão dos demais times do continente, que pedem punição da diretoria de Paris.

A Uefa possui uma regra na qual um clube que participa das competições continentais não deve apresentar déficit entre a receita e despesa, superior a 30 milhões de euros em um espaço de três. A exigência deve acontecer mesmo que haja um dono investidor que desembolssasse determinados valores.

Leia também: PSG define valor de Neymar; não é tão alto quanto você imaginava

PSG e o fairplay financeiro

Foto: France Presse
Neymar Jr foi o jogador mais caro da história do futebol mundial: 222 milhões de euros

O Paris Saint-Germain afirma ter receita anual de cerca de 500 milhões de euros. As regras da Uefa ainda permitem que um clube gaste 5% a mais do valor da receita por cada temporada. Neste valor, devem estar incluídos as despesas gerais do time, contratações, salários, luvas, premiações e outros.

Leia também: "Neymar ainda não está adaptado em Paris", afirma técnico do PSG

No início da temporada de 2017/2018, o PSG efetuou a maior contratação da história do futebol mundial , Neymar , por 222 milhões de euros. O espanhol Yuri Berichiche foi adquirido por 16 milhões de euros e por fim, negociou empréstimo de Kylian Mbappé com valor de compra de 180 milhões de euros.