O Campeonato Italiano está atualmente em sua edição de número 116 e, em meio às comemorações pelo aniversário de 120 anos da Federação Italiana de Futebol (Figc), poucos sabem como foi o primeiro torneio da principal divisão do "calcio".

Leia também: Por Davide Astori e para 'unificar' Itália, Buffon explica volta à seleção

A Juventus é a atual hexacampeã do mais que centenário Campeonato Italiano e briga pelo sétimo título consecutivo
Reprodução
A Juventus é a atual hexacampeã do mais que centenário Campeonato Italiano e briga pelo sétimo título consecutivo

Para entender um pouco mais sobre o primeiro Campeonato Italiano da história, é necessário voltar para o ano de 1898, quando foi fundada a Federazione Italiana del Football (FIF), a atual Figc.

Nesta época, o futebol era uma febre no Reino Unido, mas ainda um esporte novo e pouco conhecido mundialmente. Com o intuito de promover o "calcio" no país da bota, a Itália criou em 1898 a sua primeira associação de futebol. E, no mesmo ano, tratou de organizar um torneio nacional.

O campeonato

Se atualmente a Série A dura nove meses e possui 20 equipes, a primeira edição foi realizada em apenas um dia e contou com quatro clubes, que disputaram um quadrangular. Todos os jogos foram realizados no antigo Velódromo Umberto I, em Turim.

As quatro equipes que participaram do torneio foram a Internazionale Torino, o Torinese, o Ginnastica Torino e o Genoa , única equipe que não era da capital do Piemonte. Sob a batuta do juiz britânico Adolf Jourdan, o primeiro jogo ocorreu pela manhã, e a Internazionale Torino derrotou o Torinese por 1 a 0.

Leia também: Veja dez atletas que podem deixar o Manchester United se Mourinho ficar

Cerca de duas horas depois, teve início a outra partida, e o Genoa saiu vencedor, após ter vencido o Ginnastica Torino por 2 a 1. A grande final aconteceu no mesmo dia, pela tarde, e o Genoa - que na época jogava de branco - derrotou a Internazionale Torino por 2 a 1, conquistando o primeiro Campeonato Italiano da história.

O time era formado por seis jogadores italianos, quatro britânicos e um suíço. O gol do título da equipe genovesa foi marcado pelo atleta e também árbitro inglês Norman Victor Leaver.

Outra curiosidade sobre a final da primeira edição do Campeonato Italiano é que o goleiro do Genoa, o inglês William Baird, se machucou durante a partida e precisou ser substituído pelo zagueiro e compatriota James Spensley. Portanto, a equipe disputou o jogo com um atleta a menos.

Leia também: Messi ambiciona Copa e revela possibilidade de encerrar a carreira em outro time

Em relação ao público, segundo historiadores, as duas partidas das semifinais tiveram cerca de 50 espectadores, enquanto mais de 100 pessoas acompanharam a grande decisão. A hegemonia do Genoa durou três anos, pois, em 1899, o clube venceu novamente o Campeonato Italiano, em cima da Internazionale Torino, e, em 1900, conquistou o tri ao bater o Torinese.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!