A exemplo do que já acontece no Campeonato Alemão e no Italiano, e em outras competições da Fifa, a tecnologia do árbitro de vídeo (VAR) deverá ser adotada também no Campeonato Espanhol a partir da próxima temporada, isto é, 2018-19. O anúncio foi feito pelo presidente da Federação Espanhola de Futebol, Juan Luís Larrea, nesta quinta-feira.

Leia também: Árbitro de vídeo: CBF reúne supervisores para treinos e revisão de instruções

A tecnologia do árbitro de vídeo sendo utilizada na Alemanha, semelhante ao que deve acontecer no Campeonato Espanhol
Reprodução
A tecnologia do árbitro de vídeo sendo utilizada na Alemanha, semelhante ao que deve acontecer no Campeonato Espanhol

“Acreditamos que é algo que tem de ser feito. A tecnologia chegou ao futebol e é preciso se adaptar a este processo”, revelou o presidente da RFEF, em entrevista à rádio Cadena Ser . “A intenção é a de que o VAR seja implementado desde a primeira rodada do Campeonato Espanhol do ano que vem. Na temporada atual, ainda não. Faremos testes em ‘off’, sem que se saiba”, continuou.

Leia também: Copa das Confederações confirma força alemã e consolida o árbitro de vídeo

A tecnologia do VAR já é utilizada desde o início desta temporada na Bundesliga e na Série A Tim e pode ser acionada nos seguintes casos: definir um cartão vermelho, analisasr uma marcação, ou não marcação, de pênalti, ou corrigir um erro de identificação de um jogador punido pela arbitragem. A Fifa ainda não decidiu se vai utilizar o árbitro de vídeo na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, a exemplo do que aconteceu na Copa das Confederações este ano.

Vale ressaltar que entre as cinco principais ligas da Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália), apenas a espanhola ainda não possui a tecnologia da linha do gol. O motivo oficial seriam os custos da implantação. No continente sul-americano, a Conmebol implementou o sistema a partir das semifinais da Copa Libertadores deste ano.

Leia também: Grupo pró-Estado Islâmico usa Messi em cartaz de ameaça à Copa de 2018

Erro recente

Na nona rodada do Campeonato Espanhol, no último sábado, o líder Barcelona venceu o Málaga por 2 a 0 e o primeiro gol, marcado por Deulofeu, aos dois minutos do primeiro tempo, foi irregular. A bola havia saído pela linha de fundo antes de Digne cruzar para o atacante marcar. Os jogadores adversários perceberam e protestaram, mas a arbitragem não e validou o gol. A tecnologia do VAR teria resolvido o problema rapidamente.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!