Tamanho do texto

De técnico novo e com oito reforços, Grêmio entrará em campo apenas no sábado

Dagoberto é a grande novidade no time do Inter
Alexandre Lops/AI Internacional
Dagoberto é a grande novidade no time do Inter
O Inter é o primeiro entre os favoritos do futebol brasileiro a entrar em campo oficialmente em 2012. Nesta quarta-feira, 19h30, no Estádio do Vale, o time de Dorival Júnior enfrenta o Novo Hamburgo, pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho.

Veja também: Internacional rejeita proposta chinesa por D´Alessandro

Participante da Libertadores 2012, onde vai disputar a primeira fase, o time gaúcho pediu a antecipação das primeiras rodadas do Gauchão. A ideia é usar os dois primeiros jogos para preparar o time para o confronto de mata-mata contra o Once Caldas (25 de janeiro, no Beira-Rio, e 1º de fevereiro em Manizales, na Colômbia).

O técnico Dorival Júnior ganhou um problema de última hora. O meia-atacante D´Alessandro torceu o tornozelo no treino de terça-feira e poderá ser substituído por João Paulo .

E ainda: Em baixa, Bolatti sobra da lista de relacionados do Inter

Volante Josimar foi destaque na pré-temporada
Gabriel Cardoso
Volante Josimar foi destaque na pré-temporada
A grande novidade entre os 11 é Dagoberto . Contratado em dezembro, o ex-atacante do São Paulo será o parceiro de Leandro Damião .

Outra cara nova é Josimar . O volante estava emprestado para a Ponte Preta , mas voltou em grande estilo. Superou Bolatti e Élton durante a pré-temporada e ainda contou com a lesão de Tinga para poder formar a dupla de volantes com Guiñazú .

“Tivemos um amistoso próximo do que esperávamos. Temos que ser exigentes, mas temos consciência de que as coisas estão fluindo”, disse Dorival, comemorando a evolução do time na pré-temporada.

Inter na Libertadores: Queda do Corinthians em 2011 serve de alerta

O Novo Hamburgo foi 9º colocado no Gauchão passado. A tarefa é melhorar o rendimento. O grupo ficou 10 dias em Jaraguá do Sul (SC), onde foi feita a pré-temporada. Durante a preparação, o time venceu um amistoso contra o Pelotas, empatou outro contra o Metropolitano-SC e perdeu para o Camboriú-SC.

O clube instalou três módulos de arquibancadas móveis para aumentar a capacidade do Estádio do Vale. Nove mil torcedores poderão ver o jogo.

Grêmio tem a maior torcida do Twitter. Amplie a do Inter

“Nos preparamos da melhor maneira possível. Realizamos uma boa pré-temporada, intensificamos os trabalhos com o grupo. O time está preparado para a estreia”, disse o técnico Itamar Schulle. 

Totalmente renovado, Grêmio estreia depois:

Maior rival do Inter, o Grêmio não teve alterações em sua tabela. Vai estrear normalmente no sábado, contra o Lajeadense, no estádio Olímpico. O horário é que não é dos mais convidativos: 21h.

Após passar 2011 sem ganhar nada, os dirigentes do clube fizeram uma reformulação geral. Oito reforços chegaram, além do técnico Caio Júnior . Cinco deles devem estrear logo na primeira rodada: o zagueiro Douglas Grolli, os volantes Léo Gago e Marco Antônio , e a grande atração: a dupla de ataque formada por Kleber e Marcelo Moreno .

O que vale o Gauchão para a dupla Gre-Nal:

Já há muito tempo o campeonato estadual tem sido deixado em segundo plano, mas a edição 2012 tem alguma diferença. O Inter dá prioridade total para a Libertadores, mas usará o Gauchão como laboratório.

A ideia do técnico Dorival Júnior é usar o estadual para aprimorar detalhes do time, usando os titulares no maior número de jogos possíveis, diferente dos outros anos, quando o time B entrava em ação com frequência.

Para o Grêmio também não é uma Copa do Mundo, mas vale como afirmação. Uma boa atuação e o título regional darão a base necessária para que o clube tenha a confiança de que fez boas contratações e montou um bom time. Também servirá para diminuir a hegemonia do Inter, que venceu sete das últimas 10 edições. A prioridade do semestre é vencer a Copa do Brasil, atalho para a Libertadores de 2013.

FICHA TÉCNICA
NOVO HAMBURGO X INTERNACIONAL

Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Data: 18 de janeiro de 2012, quarta-feira
Horário: 19h e 30 minutos (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Altemir Hausmann e Marcelo Barison.

NOVO HAMBURGO: Eduardo Martini; Alexandre, Amarildo, Luis Henrique e Marlon; Zaquel, Chicão, Preto e Clayton; Juba e Paulinho Macaíba.
Técnico: Itamar Schulle.

INTERNACIONAL: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kléber; Josimar, Guiñazu, Oscar, D´Alessandro (João Paulo) e Dagoberto; Leandro Damião
Técnico: Dorival Júnior.

Entre para a Torcida Virtual do Inter e convide seus amigos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.