Tamanho do texto

Equipe gaúcha tentará resolver confusão causada pela diferença de regulamento entre CBF e Fifa

O Grêmio vai ao Rio de Janeiro para tentar resolver o impasse que envolve a chegada de Wellington Paulista . O clube gaúcho já está acertado com o Palmeiras , clube para o qual o jogador está emprestado, com o Cruzeiro , que detém os direitos econômicos, e com o próprio atleta. O detalhe é que o regulamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e da Fifa são diferentes e se contradizem.

O gerente administrativo do Palmeiras, Sérgio do Prado, explica que o artigo 51 da CBF afirma que o atleta pode disputar a mesma competição por até dois clubes diferentes. Ou seja, Wellington poderia atuar no Grêmio neste Brasileirão, uma vez que ele não defendeu o Cruzeiro no Nacional. Por outro lado, a Fifa afirma que um mesmo atleta não pode jogar competições oficiais acumuladas por mais de dois times no mesmo ano. 

Siga o Twitter do iG Grêmio e receba as notícias do seu time em tempo real


Isso significa que Wellington estaria impedido de atuar pelo Grêmio ainda este ano, uma vez que ele já atuou pelo Cruzeiro na Libertadores e pelo Palmeiras no Brasileirão. Os estaduais não são reconhecidos pela Fifa como competições oficiais, portanto, não seriam entraves para que a negociação acontecesse.

Siga o Twitter do iG Palmeiras e receba as notícias do seu time em tempo real

"O que está escrito no regulamento da CBF não vale. O que não está escrito vale. O regulamento é muito claro e diz que Wellington poderia jogar, mas a Fifa é soberana e afirma que não vale. Conversei com Alexandre Faria, que é diretor executivo do Grêmio, e ele afirmou que o clube está indo para o Rio de Janeiro, para tentar resolver essa situação. Isso vai desenrolar nos próximos dias", explicou Sérgio do Prado.

Wellington Paulista não marcou nenhum gol pelo Palmeiras
Futura Press
Wellington Paulista não marcou nenhum gol pelo Palmeiras


O Internacional chegou a cogitar a contratação de Wellington Paulista e desistiu do negócio justamente por causa deste conflito de regulamentos. Já o Grêmio, no entanto, confiou no escrito da CBF para até anunciar a chegada do jogador. A contratação dele pode ser revista com a saída do vice-presidente de futebol, Antônio Vicente Martins.

Coloque seu time em 1º lugar no ranking da Torcida Virtual do iG Esporte

Luiz Felipe Scolari já mostrou que não está satisfeito com Wellington Paulista. Até por isso, nem fez muita força para que o camisa 9 continuasse na equipe. O clube já se movimenta para contratar um atleta para a posição na Série B do Brasileirão.

* Com a colaboração de Hector Werlang, do iG Porto Alegre

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.