Tamanho do texto

Só dois de 12 confrontos não tiveram jogo de volta na Copa do Brasil. Rival desta quarta é o River

Vanderlei Luxemburgo recebeu informações do auxiliar Roger Machado sobre o RIver
Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Vanderlei Luxemburgo recebeu informações do auxiliar Roger Machado sobre o RIver
O Grêmio tem o maior número de títulos, mais presenças em finais e é considerado um especialista na Copa do Brasil. Porém, ao tratar de estreias, o time agora comandado por Vanderlei Luxemburgo vive uma espécie de “sina”.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Só conseguiu vencer fora de casa por dois gols de diferença e eliminar o jogo de volta em duas de 12 oportunidades. A próxima chance, no começo da busca pelo pentacampeonato, do fim do jejum de 11 títulos importantes e da vaga à Libertadores na Arena, é contra o River Plate-SE, nesta quarta-feira, às 22h, em Aracaju.

Twitter iG Grêmio: Notícias e comentários em tempo real

Em 1995, o regulamento da competição apresentou a novidade: não haveria a segunda partida em caso de vitória por três gols de diferença. O ano seguinte a prática foi aperfeiçoada e estabeleceu o limite de dois gols. Desde então, na abertura do torneio, o Grêmio só teve sucesso em 2004 (4 a 0 sobre União Rondonópolis) e 2010 (3 a 1 no Araguaia).

A situação não preocupa o treinador. Sem poder contar com o lesionado Souza, Luxemburgo defende ser mais importante atuar bem e trazer a vantagem para o Olímpico. Citou casos envolvendo Real Madrid e Asa como alertas.

“Temos de mostrar evolução em campo. O importante é voltar para o Olímpico com vantagem. Se der para eliminar, melhor”, disse o comandante.

O desempenho histórico, porém, é bom. São oito vitórias, dois empates e duas derrotas em estreias fora de casa. A partida em Porto Alegre está marcada para o dia 21.

Veja confrontos, times e curiosidades da Copa do Brasil

O River Plate tem por objetivo disputar o jogo da volta. Recentemente, trocou de técnico. Luiz Carlos Cruz, campeão gaúcho junior pelo Grêmio em 1982, tentará repetir o feito da edição passada quando quase surpreendeu o Botafogo, no Rio de Janeiro, caindo apenas nos pênaltis.

“Esta competição é feita para dar oportunidade aos pequenos. Temos muitos exemplos disso. Por isso vamos aproveitar ao máximo a chance”, disse à Rádio Bandeirantes.

Quem passar enfrenta o vencedor de Ipatinga e Real Noroeste-ES.

FICHA TÉCNICA
RIVER PLATE-SE X GRÊMIO

Local: Estádio Lourival Baptista, em Aracaju (SE)
Data: 7 de dezembro de 2012, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Emerson Luiz Sobral (PE)
Auxiliares: Jossemmar Coutinho e Albino Andrade Junior (PE)

RIVER PLATE-SE: Pablo; Gláuber, Fernando Belém, Bebeto e Betão; Misael, Jonathan, Wallace e Almir Sergipe; Leandro Kivel e Bibi. Técnico: Luiz Carlos Cruz.

GRÊMIO: Victor; Gabriel, Gilberto Silva, Naldo e Julio Cesar; Fernando, Léo Gago, Marco Antonio e Marquinhos; Kleber e Marcelo Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Entre para a Torcida Virtual e convide seus amigos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.