Tamanho do texto

Tentando esquecer revés na Libertadores, equipe das Laranjeiras faz cinco em Macaé e tranquiliza torcida

nullO Fluminense manteve as chances de se classificar para as semifinais da Taça Rio ao golear o Americano, de virada, por 5 a 1 em partida disputada na tarde deste domingo no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé. O resultado fez a equipe das Laranjeiras chegar aos 14 pontos e ocupar, provisoriamente, a liderança do grupo B com 14 pontos ganhos. Já o Americano que sonhava encostar no Vasco , permanece com 11 pontos em terceiro lugar na chave A da competição.

O resultado fez justiça ao desempenho do Fluminense, que começou a partida cometendo muitos erros, mas soube se organizar melhor em campo para conquistar o resultado que pode amenizar a crise que rondava as Laranjeiras. Conca , que voltou a jogar bem, marcou um, Araújo , outros dois, Mariano e Marquinho completaram o placar para o Flu, e Gustavinho descontou para o Americano.

Na próxima rodada o Fluminense enfrentará o Nova Iguaçu enquanto o Americano encara o Bangu.

O jogo

O Fluminense entrou em campo com uma formação mais ofensiva, com Deco ao lado de Conca na armação. Contudo, foi o Americano que começou incomodando a defesa das Laranjeiras. Logo aos cinco minutos da partida, Eberson cobrou falta perigosa e obrigou Ricardo Berna a fazer uma difícil defesa.

Aos dez minutos, a equipe mandante voltou a dar trabalho ao Flu. Paulo Roberto fez boa jogada pela esquerda e chutou cruzado. Diego tentou concluir o lance mas a bola acabou nas mãos de Ricardo Berna. O Fluminense só chegou com perigo aos 13 minutos. Edinho arrancou pela esquerda, driblou Ayrton na entrada da área e bateu forte por cima do travessão, para desespero de Fred que esperava o passe.

Aos 20 minutos, o Americano marcou o primeiro gol. Carlos Alberto foi novamente lançado pela esquerda nas costas de Mariano e cruzou para a entrada rápída de Gustavinho que se aproveitou da indecisão de Ricardo Berna para cabecear para as redes.

Jogadores comemoram goleada neste domingo
Photocamera
Jogadores comemoram goleada neste domingo
Na parada técnica, o treinador Enderson Moreira tentou tranquilizar a equipe das Laranjeiras, que sofria com os ataques do Americano e não tinha se acertado após o gol. Contudo, o time continuou nervoso e não conseguia concluir as jogadas de área. Aos 27 minutos, Araújo recebeu dentro da área, se livrou de um marcador mas demorou a chutar e acabou desarmado por Breda.

Pouco depois, aos 32 minutos, Gustavinho tentou concluir da entrada da pequena área e a bola desviou em Mariano e sobrou para Carlos Alberto que chutou com força. Para o alívio de Ricardo Berna, a bola bateu em Valencia e saiu para a linha de fundo, sem alterar o placar em Macaé.

Aos 34 minutos, o Fluminense empatou a partida. Conca bateu falta na entrada da área e colocou no ângulo esquerdo da meta defendida por Jefferson, que ainda tocou na bola, mas não pode evitar o gol.

O empate animou a equipe das Laranjeiras, que virou aos 36 minutos. Conca fez ótimo passe para Júlio César, que cruzou para Araújo entrar em velocidade e empurrar para as redes do Americano. Nos minutos finais da primeira etapa, o dono da casa ainda teve a chance de chegar ao empate quando Mariano derrubou Carlos Alberto dentro da área. Apesar dos protestos dos jogadores do Americano, o árbitro não marcou a penalidade.

O Fluminense voltou para o segundo tempo com Marquinho no lugar de Deco e passou a trocar passes de forma mais rápida. Com a mudança, o Flu ficou melhor em campo e logo chegou ao terceiro. Mariano recebeu bola recuada por Marquinho e acertou um balaço no gol de Jefferson. O gol desanimou a equipe de Campos e o Fluminense aumentou a pressão até conseguir marcar o quarto gol. Araújo tirou do goleiro para marcar após o ótimo passe de Conca.

Sem outra alternativa, o Americano partiu para o ataque e poderia ter marcado o segundo gol em cabeçada de Diego que bateu no goleiro Ricardo Berna e saiu. O Fluminense reduziu o ritmo enquanto o time dirigido pelo ex-goleiro Acácio seguiu pressionando em busca do segundo gol. Aos 23 minutos, Felipe cabeceou na trave e no lance seguinte, foi a vez de Ricardo Berna evitar o gol em chute violento de Ayrton.

O Americano continuou melhor em campo e o lateral Carlos Alberto, em chute de longe,aos 30 minutos, voltou a assustar o goleiro do Fluminense. Aos 32 minutos, os visitantes tiveram sua sua tarefa facilitada pela expulsão de Eberson, que já tinha cartão amarelo e fez falta dura sobre Edinho.

Rafael Moura substituiu Fred e no seu primeiro lance de área cabeceou para uma boa defesa de Jefferson. O Fluminense ainda marcou o quinto gol aos 43 minutos através de Marquinho, que aproveitou uma dividida entre Tartá e o goleiro Jefferson para cabecear com precisão.

FICHA TÉCNICA
AMERICANO 1 X 5 FLUMINENSE

Local:
estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ)
Data: 10 de abril de 2011, domingo
Hora: 16h (Brasília)
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ)
Assistentes: Ricardo Ferreria de Almeida (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)
Cartão Amarelo: Índio, Eberson (Americano); Deco e Gum (Fluminense)
Cartão Vermelho: Eberson (Americano)
Gols:
AMERICANO: Gustavinho aos 20 minutos do primeiro tempo
FLUMINENSE: Conca aos 34 e Araújo aos 36 minutos do primeiro tempo e dez do segundo tempo; Mariano aos cinco minutos e Marquinho aos 42 minutos do segundo tempo.

AMERICANO: Jefferson; Ayrton, Élson, Breda e Carlos Alberto; Marciel (Guaçuí), Índio (Renan), Flávio Medina (Felipe) e Gustavinho; Eberson e Diego
Técnico: Acácio

FLUMINENSE: Ricardo Berna, Mariano, Gum, Edinho e Julio Cesar; Valencia, Diguinho, Deco (Marquinho) e Conca; Araújo (Tartá) e Fred (Rafael Moura)
Técnico: Enderson Moreira

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.