Tamanho do texto

Pela primeira vez em sua carreira, craque vai enfrentar o clube que o revelou, neste sábado, no Engenhão

Fábio Rochemback ignora polêmica sobre Ronaldinho
AE
Fábio Rochemback ignora polêmica sobre Ronaldinho
No centro das atenções no futebol brasileiro, Ronaldinho Gaúcho estará neste sábado no olho do furacão. Contratado pelo Flamengo em janeiro deste ano como grande atração do país na temporada, ele vai enfrentar pela primeira vez em sua carreira o Grêmio , clube que o revelou e tentou repatriá-lo, às 18h30, no Engenhão, pela 13 a rodada do Campeonato Brasileiro.

Entre para a Torcida Virtual do Grêmio e convide seus amigos

Depois de brilhar na vitória por 5 a 4 sobre o Santos , quarta-feira, Ronaldinho assumiu a artilharia do Brasileiro, com oito gols, manteve a invencibilidade do Flamengo, terceiro colocado, com 24 pontos em 12 jogos, e ganhou confiança de sobra. O resultado foi a venda de 13.395 ingressos antecipadamente para o confronto deste sábado.

Twitter iG Flamengo: Notícias e comentários em tempo real

“Todo mundo precisa entender que aconteceu uma negociação profissional. A opção dele foi pelo Flamengo. Não existe isso de persona non grata no Grêmio. Se você tem proposta de duas empresas, escolhe uma e pronto. Mas gostam de explorar isso no futebol, como se fosse proibido”, disse o técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo . “Não precisa falar nada para ele. É jogar bola e acabou”.

Twitter iG Grêmio: Notícias e comentários em tempo real

Na época da negociação, houve um intenso mal-estar. O Grêmio chegou a preparar a festa para recepcionar Ronaldinho no Olímpico. O presidente do clube, Paulo Odone, deu uma entrevista , emocionado, na qual criticou, principalmente, Assis, irmão e empresário do jogador.

"Esta polêmica é coisa do passado. Todos esqueceram. Não vejo motivação maior do que enfrentar um time qualificado como o deles", disse o volante Fábio Rochemback , preocupado com a colocação do Grêmio, que está em 14 o lugar, com 13 pontos em 11 jogos disputados, principalmente depois do empate em 1 a 1 com o América-MG , na rodada passada, no Olímpico.

null

Desde o fracasso na tentativa de contratar Ronaldinho, o Grêmio vive problemas. Primeiro, perdeu o título gaúcho para o Internacional e a vaga nas quartas de final da Copa Libertadores para a Universidad Católica, do Chile. Renato Gaúcho foi demitido do cargo de técnico e Julinho Camargo assumiu.

"A gente não pode ir para lá pensando somente em defender, temos que ter a situação clara de ataque, sabendo como atacar. A torcida lá empurra, coloca o Flamengo no campo adversário. A gente tem que ser inteligente para ter uma marcação compactada, não recuada. Temos que agredir, senão se torna um jogo de uma equipe só", disse Julinho, que não contará com Miralles , suspenso , Gabriel , machucado , e Douglas , com amigdalite .

Fábio Rochemback ignora polêmica sobre Ronaldinho
AE
Fábio Rochemback ignora polêmica sobre Ronaldinho
Pelo lado do Flamengo, Luxemburgo sabe que o Campeonato Brasileiro ainda está longe de ser decidido. A quatro pontos do líder Corinthians , que ainda tem um jogo a menos, o técnico lembra a importância de uma vitória no Engenhão para não se afastar ainda mais da primeira colocação.

“O campeonato só vai se definir quando faltar cinco jogos ou já tiverem passados mais de dois terços. O São Paulo deslanchou e era favorito, mas foi para trás. Essa é a história do Brasileiro. Em 2009, o Flamengo ganhou do meio do segundo turno para frente. O São Paulo, quando foi tri em 2008, freqüentou a zona de rebaixamento”, alertou Luxemburgo, que conta com a volta de Aírton ao time, amparado por um efeito suspensivo , e terá o atacante Jael à disposição.

FICHA TÉCNICA – FLAMENGO X GRÊMIO
Local:
Engenhão, no Rio de Janeiro
Data: 30 de julho de 2011, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spínola (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Vicente Romano Neto (ambos de SP)

Flamengo: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Júnior César; Aírton, Willians, Renato e Ronaldinho Gaúcho; Thiago Neves e Deivid
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Grêmio: Victor, Mário Fernandes, Saimon, Rafael Marques e Lúcio; Fábio Rochemback, Gilberto Silva, Escudero e Marquinhos; Leandro (Mithyuê) e André Lima
Técnico: Julinho Camargo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.