Zagueiro marca no primeiro tempo o único gol da partida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro
Depois de perder para o Palmeiras na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro, o Botafogo se redimiu jogando em casa. Na noite deste sábado, o time venceu o misto do Santos por 1 a 0, gol de Fábio Ferreira. A partida marcou a estreia do atacante Elkeson, contratado esta semana. O próximo adversário do alvinegro carioca será o Ceará , sábado, em Fortaleza. Já o time de Muricy Ramalho, reforçado de Neymar & Cia., vai ao Paraguai na quarta-feira enfrentar o Cerro Porteño pelo jogo de volta das semifinais da Libertadores.
Com a obrigação de vencer em casa, o Botafogo parecia mais disposto nos minutos iniciais. Aos 5 minutos, Bruno Rodrigo derrubou Alex na entrada da área. O zagueiro Fábio Ferreira cobrou no minuto seguinte, mandando por cima do travessão. Mesmo sem suas principais estrelas, o time da Vila Belmiro não se limitou a defender. Com velocidade da saída de bola, o Santos também buscava o gol e oferecia perigo.null
Aos 13, Keirrison aproveitou falha de Fábio Ferreira e finaliza de perna direita. O lance foi paralisado pela arbitragem, que marcou impedimento. Assim mesmo, o atacante isolou. O jogo ficou aberto, com seguidas chances criadas para ambos os lados. Jefferson fez difícil defesa no canto esquerdo em cobrança de falta de Alan Patrick. Mas o susto maior veio na sequência do escanteio. Bruno Aguiar, de cabeça, mandou à direita de do goleiro, que apenas torceu para não vê-la morrer no fundo da rede.
Confira a classificação do Campeonato Brasileiro
O Botafogo deu o troco com Everton, após receber cruzamento de Alessandro. A torcida se levantou, esperando o gol, mas a conclusão foi para fora. Depois, Fábio Ferreira apareceu de surpresa na área, mas chegou atrasado. Depois foi a fez de o estreante Elkeson arriscar da intermediária. Aranha se esticou todo para salvar. Mas, de tanto insistir, o Botafogo abriu a contagem. Mais uma vez aparecendo de surpresa, Fábio Ferreira ficou com o rebote na área em escanteio cobrado por Everto. Após desvio de cabeça, o zagueiro, com a bola no alto, emendou de perna direita, no fundo da rede. Aranha não teve chance: 1 a 0, aos 36 minutos.
O Santos voltou com mudanças no segundo tempo: Maikon Leite no lugar de Tiago Alves. Mesmo assim, o jogo ficou morno. As duas equipes não apresentavam o mesmo rendimento. Em alguns momentos, pareciam desinteressadas. Até o goleiro Jefferson, sempre bem colocado, andou desatento. Após cruzamento de Pará, o goleiro do Botafogo saiu mal, permitindo a conclusão de Bruno Rodrigo – para fora.
O técnico Caio Júnior resolveu dar mais ousadia ao time. De uma tacada só, trocou Everton e Alex, para as entradas de Cidinho e Caio. Na primeira vez que tocou na bola, Cidinho arriscou de fora da área e certou a rede pelo lado de fora. Destaque das divisões de base do time carioca, foi integrado ao grupo profissional na esperança de dar sangue novo à equipe alvinegra.
O Santos tentou o empate, mas sem incomodar tanto o goleiro Jefferson. Final: 1 a 0.
FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO 1 X 0 SANTOS
Local:
Estádio Olímpico João Havelange, o 'Engenhão', no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28/05/2011, Sábado
Horário
: 18h30 (de Brasília)
Árbitro
: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes
: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA)
GO
L:
Botafogo
: Fábio Ferreira, aos 36 minutos do primeiro tempo
CARTÕES AMARELOS
: Alex Sandro, Bruno Rodrigo, Tiago Galhardo e Vinícius
Renda
: R$ 141.110,00
Público
: 6.222 pagantes
BOTAFOGO
: Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Lucas Zen, Everton (Cidinho) e Maicosuel; Elkeson (Thiago Galhardo) e Alex (Caio)
Técnico
: Caio Júnior
SANTOS
: Aranha; Bruno Aguiar, Bruno Rodrigo, Vinícius e Pará; Charles, Possebon, Alan Patrick (Rychely) e Alex Santos; Maikon Leite (Tiago Alves) e Keirrison
Técnico
: Muricy Ramalho