Tamanho do texto

Portugal terá que jogar a repescagem para tentar vaga, enquanto a França conseguiu a classificação com um empate em casa

Chegou ao fim nesta terça-feira a fase de grupos das eliminatórias da Euro 2012. A rodada definiu as últimas cinco seleções diretamente classificadas para a competição, bem como as oito equipes que jogarão a repescagem.

Rússia, França, Grécia, Dinamarca e Suécia estão garantidas na Euro junto com Alemanha , Espanha , Itália , Holanda e Inglaterra , que já estavam classificadas. Além de Polônia e Ucrânia, os dois países-sede.

O mata-mata, que vale mais quatro vagas, terá as seguintes seleções: Turquia, Irlanda, Estônia, Bósnia, Croácia, Montenegro, Portugal  e República Tcheca. O sorteio dos confrontos acontece na quinta-feira, às 8h (de Brasília), em Cracóvia, na Polônia.

Veja como foi a definição das vagas em cada grupo:

GRUPO A
A Bélgica precisava vencer, mas foi atropelada pela já classificada Alemanha : 3 a 1. Melhor para a Turquia, que fez 1 a 0 no Azerbaijão, ficou em segundo lugar e vai jogar a repescagem.

LEIA MAIS: Alemanha vence Bélgica e coloca a Turquia na Euro 2012

GRUPO B
A Rússia não teve dificuldade para assegurar a liderança do grupo e a conseqüente vaga na Euro. Atingiu seu objetivo ao golear Andorra por 6 a 0, dentro de casa. A Irlanda ficou com a segunda posição ao vencer por 2 a 1 o confronto direto contra a Armênia.

LEIA MAIS: Rússia goleia e garante vaga na Euro 2012

GRUPO C
A Estônia nem precisou entrar em campo para garantir vaga na repescagem. Tem que agradecer à seleção da Eslovênia, que venceu por 1 a 0 e eliminou a Sérvia. Os sérvios precisavam vencer. A Itália, líder do grupo e já classificada, venceu a Irlanda do Norte por 3 a 0.

LEIA MAIS: Itália vence na despedida. Estônia vai à repescagem

GRUPO D
A Bósnia saiu na frente da França e conseguiu segurar a vantagem por um bom tempo, mas não até o final. Nasri empatou aos 33 minutos do segundo tempo, de pênalti, e garantiu o empate que coloca os franceses na Euro 2012. Os bósnios vão jogar a repescagem.

LEIA MAIS: França consegue empate com a Bósnia e garante classificação

Toivonen e Larsson: Suécia classificada
AP
Toivonen e Larsson: Suécia classificada
GRUPO E
Valente, a Suécia conseguiu a vaga sem Ibrahimovic, seu principal jogador, que cumpriu suspenso. Ainda assim, fez 3 a 2 na até então invicta Holanda. Com a vitória, os suecos se classificaram como melhores segundos colocados.

LEIA MAIS: Suécia tira invencibilidade da Holanda e vai à Euro 2012

GRUPO F
A decisão foi emocionante. A Croácia venceu a Letônia por 2 a 0 e estava classificada até o finalzinho. A situação mudou quando a Grécia virou o jogo sobre a Geórgia com gols aos 34 e aos 40 minutos do segundo tempo. Os gregos venceram por 2 a 1, garantiram-se na Euro e mandaram a Croácia à repescagem.

LEIA MAIS: Grécia vence Geórgia e está classificada para a Euro 2012

GRUPO G
O grupo foi definido na rodada anterior, com a Inglaterra classificada em primeiro lugar e Montenegro na repescagem. Os jogos desta terça-feira apenas cumpriram tabela.

GRUPO H
A Dinamarca aproveitou bem a vantagem de jogar em casa, venceu Portugal por 2 a 1 e se classificou como líder do grupo. A seleção portuguesa terá que jogar a repescagem.

LEIA MAIS: Dinamarca se garante na Euro e manda Portugal à repescagem

GRUPO I
Aconteceu o esperado. A Escócia, que precisava vencer, foi derrotada pela Espanha por 3 a 1. E a República Tcheca, que não dependia apenas de suas forças, vai à repescagem graças à vitória por 4 a 1 sobre a Lituânia.

LEIA MAIS: Espanha vence Escócia e leva República Tcheca à repescagem