Tamanho do texto

Time da Gávea vem de dois empates ruins, enquanto Fluminense chega com moral após vaga na Libertadores

Um dos velhos clichês filosóficos do mundo dos 'boleiros' diz que "futebol é momento". Para comprovar ou desmentir a tese, justamente por viverem situações opostas, Fluminense e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 16h, no estádio Engenhão, pela semifinal da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Já garantido na final do estadual por ter vencido a Taça Guanabara, o Flamengo tenta repetir o feito no segundo turno e conquistar o título de forma antecipada.

Na final da Taça Rio, o vencedor de Fluminense e Flamengo enfrenta o Vasco, que venceu o Olaria por 1 a 0 neste sábado, pela outra semifinal do torneio. Além da vaga, o clássico também coloca dois tabus em disputa. A invencibilidade do Flamengo no ano, já que o time comandado por Vanderlei Luxemburgo não perdeu nenhuma das 22 partidas disputadas na temporada, e a série de três anos (quatro partidas) sem vitória do Flu sobre o maior rival.

Fluminense embalado
Pouco mais de um mês após o primeiro encontro entre as duas equipes no ano, o empate sem gols contra o Flamengo, pela fase de grupos da Taça Rio, que ficou marcado pela saída do técnico Muricy Ramalho, o Fluminense vive uma situação totalmente oposta ao momento de crise que atravessou. De praticamente eliminado na Copa Libertadores, o time das Laranjeiras conseguiu uma heroica classificação às oitavas de final na última quarta-feira, vencendo o Argentinos Juniors por 4 a 2, em Buenos Aires. A resposta da torcida foi a recepção de mais de dois mil torcedores, que lotaram o aeroporto internacional Tom Jobim, no desembarque da delegação no Rio.

Apesar dos últimos bons resultados e da empolgação da torcida fora de campo, os jogadores garantem que a equipe está concentrada e não se consideram favoritos na partida deste domingo. "Lembro que dei entrevista antes do último clássico contra o Flamengo e disse que cada um jogaria o favoritismo para o outro lado. Não tem como apontar um favorito, são grandes equipes e qualquer resultado pode acontecer. Um clássico pode ser decidido nos detalhes. Então, precisamos estar ligados. Enfrentar o rival é muito bom, mas não adianta ficar falando que vai fazer três gols, que vai vencer, tem que entrar em campo e fazer", disse o atacante Rafael Moura.

Preocupado com o adversário, o técnico do Fluminense, Enderson Moreira, pede atenção aos jogadores do Fla, mas nega uma marcação individual em Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. “São jogadores de um nível técnico excepcional, assim como nós também temos atleta deste nível aqui. O segredo é tentar marcar bem, não dar espaço. Claro que é um desafio, porque são só essas duas peças, mas também toda equipe”, declarou Enderson.

Fred e Conca estarão em campo contra o Fla
Photocamera
Fred e Conca estarão em campo contra o Fla
Ainda sem contar com o meia Deco, que se recupera de um edema na coxa, e com o atacante Emerson, afastado pela diretoria por indisciplina, o treinador do Fluminense deve repetir a mesma escalação que atuou contra o Argentinos Juniors, na última quarta-feira, com Marquinho no meio-campo e Julio Cesar na lateral-esquerda. Rodriguinho, que se recuperou de lesão na coxa, ainda não estará disponível.

Flamengo mantém confiança
Se o Fluminense vive um 'romance' com a torcida, a situação do Flamengo é um pouco diferente. Na última quarta-feira, no empate de 1 a 1 contra o Horizonte-CE, no estádio Engenhão, pela Copa do Brasil, os torcedores se irritaram com o time e vaiaram a equipe e Ronaldinho Gaúcho. Para o técnico Vanderlei Luxemburgo, a equipe precisa melhorar, mas o resultado pela Copa do Brasil foi pontual e os últimos resultados das duas equipes não garantem favoritismo ao Fluminense.

"O Flamengo não é o melhor do mundo. Ainda tem que melhorar muito. Hoje, os grandes do Rio têm uma condição melhor porque precisavam buscar o direito de disputar a final do Carioca e os pequenos também melhoraram, querendo tirar pontos do Flamengo. Quando começa o jogo, muda tudo. Não tem favorito. Estaríamos preparados independentemente do resultado do jogo do Fluminense (contra o Argentinos Juniors)", disse o comandante do Flamengo.

Além disso, o treinador lembra que o Flamengo é a única equipe que pode garantir o título estadual ao vencer a Taça Rio e discorda de quem contesta os resultados do time no ano. "Dentro do trabalho, nosso resultado é excelente. Temos o direito adquirido de disputar a final do Campeonato Carioca e empatamos um jogo (com o Horizonte) em que temos condições de virar no próximo. A equipe não jogou bem nos últimos quatro jogos, mas não aceito que digam que o trabalho é ruim. O Flamengo está a 180 minutos de ser campeão. Os outros precisam de 360, fora os acréscimos, e os meus jogadores sabem disso", declarou Luxemburgo.

Para enfrentar o Fluminense, o Flamengo terá duas mudanças na equipe que empatou com o Horizonte-CE. O volante Maldonado, que sofreu um rompimento no enxerto do ligamento cruzado do joelho esquerdo, e ficará pelo menos seis meses fora dos gramados, será substituído por Fernando. A outra mudança é a saída de Negueba e a entrada de Rodrigo Alvim na lateral-esquerda. Assim, Renato Abreu volta ao meio-campo da equipe carioca. Ronaldinho Gaúcho, que torceu o tornozelo, está recuperado e confirmado para a partida.

Foram vendidos 17 mil ingressos para a semifinal até a tarde deste sábado. Os torcedores ainda podem adquirir bilhetes no domingo. Para a torcida do Flamengo, estão destinados os setores Sul e Leste, enquanto os tricolores deverão entrar pelas alas Norte e Oeste do estádio Engenhão.

FICHA TÉCNICA - FLUMINENSE x FLAMENGO

Local : estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão (RJ)
Data : 24 de abril de 2011 (Domingo)
Horário : 16h (de Brasília)
Árbitro : Péricles Bassols
Assistentes : Jackson Lourenço e Wagner de Almeida

FLUMINENSE : Ricardo Berna; Mariano, Gum, Edinho e Julio Cesar; Valencia, Diguinho, Marquinho e Conca; Rafael Moura e Fred.
Técnico : Enderson Moreira

FLAMENGO : Felipe; Léo Moura, Welinton, David, Rodrigo Alvim; Fernando, Willians, Thiago Neves, Ronaldinho e Renato; Wanderley
Técnico : Vanderlei Luxemburgo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.