Tamanho do texto

Zagueiro do Milan é um dos três estreantes da seleção. Os outros dois são Arjen Robben, do Bayern, e Gareth Bale, do Tottenham

A Uefa divulgou nesta quarta-feira sua Equipe do Ano de 2011, eleita pelos internautas que votaram no site oficial da entidade. Três defensores brasileiros estão incluídos na seleção: os laterais Daniel Alves , do Barcelona , e Marcelo , do Real Madrid , e o zagueiro Thiago Silva , do Milan .

Veja também: PSG chega a acordo com Kaká e fará proposta ao Real Madrid, diz jornal italiano

O time de estrelas foi elaborado através dos votos de quase 4,5 milhões de usuários da página da Uefa e tem apenas três atletas que não atuam por Barcelona ou Real Madrid: Thiago Silva, o meia alemão Arjen Robben , do Bayern de Munique , e o também meia galês Gareth Bale , do Tottenham.

Assim como em 2010, o Campeonato Espanhol teve oito eleitos, com destaque para o meio-campista Xavi Hernández , escolhido desde 2008 e que desta vez foi o jogador que mais votos obteve. Com isso, o camisa 6 do Barça receberá o título simbólico de capitão da Equipe do Ano e ainda um cheque de 100 mil euros, que será doado para o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC).

Leia ainda: Depois de "não" de Pato, PSG entra na briga por Tevez

O goleiro Iker Casillas , do Real Madrid, e seu companheiro de time Cristiano Ronaldo aparecem na equipe pelo quinto ano consecutivo. O português, que em outras edições foi eleito meio-campista, soma seis presenças, mesmo número do zagueiro Carles Puyol , do rival Barcelona, ausente desta vez.

O atacante argentino Lionel Messi , eleito no último dia 9 como melhor jogador do mundo pela terceira vez consecutiva , está na Equipe do Ano da Uefa desde 2008, e o espanhol Andrés Iniesta , desde 2009. Thiago Silva, Robben e Bale são estreantes.

E mais: Para Cristiano Ronaldo, Campeonato Inglês é mais competitivo

O técnico Josep Guardiola, que dirigiu o Barcelona na conquista de cinco dos seis títulos disputado em 2011, foi escolhido pelos internautas para ser o treinador do time ideal. O espanhol já havia sido eleito em 2009 e sucede o português José Mourinho, o mais votado em 2010.

Daniel Alves tenta desarme em Marcelo. Laterais brasileiros estão na seleção da Uefa
Getty Images
Daniel Alves tenta desarme em Marcelo. Laterais brasileiros estão na seleção da Uefa

Equipe do Ano 2011 dos usuários do site oficial da Uefa:

Goleiro: Iker Casillas (Real Madrid)
Lateral-direito: DANIEL ALVES (Barcelona)
Zagueiro central: Gérard Piqué (Barcelona)
Zagueiro central: THIAGO SILVA (Milan)
Lateral esquerdo: MARCELO (Real Madrid)
Meio-campo pela direita: Arjen Robben (Bayern de Munique)
Meio-campo central: Xavi Hernández (Barcelona)
Meia-atacante: Andrés Iniesta (Barcelona)
Meio-campo pela esquerda: Gareth Bale (Tottenham)
Atacante: Lionel Messi (Barcelona)
Atacante: Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Técnico: Josep Guardiola (Barcelona)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.