Tamanho do texto

Clube teve estreia no Estadual adiada e terá mais de um mês de treinos até o primeiro jogo em 2012

O Cruzeiro tem tempo de sobra antes de sua estreia no Campeonato Mineiro. O clube mineiro é o que tem a maior pré-temporada entre os grandes e, ao todo, terá mais de um mês de treinamentos na Toca da Raposa II. O longo período é tido como um trunfo na equipe mineira para conquistar bons resultados no primeiro semestre.

Leia também: Cruzeiro assume que atrasou os salários no mês de dezembro

A estreia cruzeirense no Campeonato Mineiro estava prevista para o dia 29 de janeiro, contra o Nacional de Nova Serrana, mas acabou sendo adiada para o dia 16 de fevereiro. Dessa forma, o clube celeste faz seu primeiro jogo oficial da temporada contra o Guarani, na Arena do Jacaré, no dia 5 de fevereiro. Dentre os grandes do futebol brasileiro, é aquele com maior tempo disponível até a estreia (veja quadro abaixo).

Confira também: Chuva atrapalha a pré-temporada do Cruzeiro na Toca da Raposa II

Jogadores do Cruzeiro estão suando bastante na esticada pré-temporada
Vipcomm
Jogadores do Cruzeiro estão suando bastante na esticada pré-temporada

O preparador físico do Cruzeiro está animado com os dias a mais de trabalho, mas sabe da responsabilidade de deixar o plantel em boas condições para o restante da temporada. "Somos o clube com o maior tempo de trabalho antes da estréia entre os grandes da Série A. Um trabalho equilibrado, sem atropelar etapas. Sabemos da responsabilidade por ser uma pré-temporada mais longa. Esperamos fazer uma bela preparação para ter um bom ano", avaliou o preparador físico Flávio de Oliveira.

O técnico Vágner Mancini espera que sua comissão técnica saiba utilizar o tempo disponível. "Não adianta ter esse tempo todo e não saber usar. Toda essa estrutura oferecida pelo Cruzeiro tem que servir para alguma coisa. Vamos dar uma condição ao atleta de já entrar forte no Mineiro e na Copa do Brasil", afirmou o treinador cruzeirense, que agora tem o tempo necessário para implantar seu estilo de jogo, já que assumiu na reta final do Brasileirão passado.

O zagueiro Léo assume que não gosta de concentração, mas ressalta a importância da pré-temporada para os jogadores. "Ninguém gosta de ficar trancado depois de um mês de férias. Mas isso faz parte e é muito importante para os jogadores. Podemos nos condicionar da melhor forma, adequar a alimentação e também descansar", explicou o defensor.

 Clube  Reapresentação  Estreia  Tempo total
 Cruzeiro  4/1  5/2  31 dias
 Atlético-MG  9/1  29/1  20 dias
 Palmeiras  3/1  22/1  19 dias
 Flamengo  3/1  21/1  18 dias
 São Paulo  4/1  22/1  18 dias
 Botafogo  4/1  22/1  18 dias
 Grêmio  4/1  21/1  17 dias
 Corinthians  4/1  21/1  17 dias
 Vasco  5/1  22/1  17 dias
 Fluminense  5/1  21/1  16 dias
 Internacional  4/1  18/1  14 dias
 Santos  9/1 (reservas) e 19/1 (titulares)  21/1*  12 dias

 *Os titulares do Santos estreiam apenas na Libertadores, no dia 15/02

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.