Tamanho do texto

Robin van Persie é a principal ameaça ao português e ao argentino na corrida pelo prêmio

Na disputa pela Chuteira de Ouro da Uefa, prêmio dado ao principal artilheiro das ligas nacionais europeias, Cristiano Ronaldo e Messi são os principais concorrentes. Ronaldo lidera o ranking com 29 gols e 58 pontos. Messi vem logo atrás com 28 gols e 56 pontos - os gols das principais ligas europeias valem dois pontos.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Com os dois gols deste sábado, na virada do Arsenal sobre o Liverpool , o holandês Robin van Persie, do Arsenal , está na quarta posição com 25 gols (50 pontos). O letão Aleksandrs Cekulajevs, jogando pelo Trans Narva, da Estônia, é o terceiro colocado, com 46 pontos. Para Cekulajevs, no entanto, a tarefa de superar Ronaldo e Messi é mais complicada, pois os gols marcados no campeonato da Estônia valem apenas um ponto.

Brasileiros estão longe da liderança
Não é surpreendente que os dois jogadores mais celebrados da atualidade disputem a premiação da temporada 2011-2012. Surpresa é nenhum brasileiro figurar sequer entre os 30 primeiros colocados. O paraense Lima , atacante do Braga, de Portugal, é o brasileiro mais próximo de entrar para o “top 30” da disputa pelo prêmio.

Seus 15 gols o colocam na artilharia do Campeonato Português . No entanto, os gols no Campeonato Português valem 1,5 ponto para a disputa da Chuteira, e ele tem apenas 22,5 pontos. O 30º colocado, Edin Dzeko, do Manchester City , tem 13 gols e 26 pontos. Para Lima ultrapassá-lo, seriam necessários 18 gols.

Nas principais ligas nacionais, os brasileiros não vão tão bem. Na Itália , por exemplo, Robinho tem apenas quatro gols no Milan . O meia Hernanes , da Lazio, marcou sete vezes na temporada, mesmo não sendo atacante, e é o primeiro brasileiro na lista da artilharia do Campeonato Italiano. O último brasileiro a vencer a Bola de Ouro foi Jardel, na temporada 2001/2002.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.