Brasil e Palmeiras ganham rival: Abel é cotado na seleção portuguesa

Após a eliminação para o Marrocos no Catar, Fernando Santos balança no cargo

Demissão

O técnico Fernando Santos está no comando da seleção de Portugal desde 2014. Porém, seu último capítulo pode ter sido a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. Com contrato válido até ao Euro de 2024, o técnico de 68 anos, que conquistou o Euro de 2016 e a Liga das Nações em 2019, não tem a saída descartada, principalmente após algumas decisões polêmicas na Copa, entre elas, deixar Cristiano Ronaldo no banco de reservas.

Divulgação

Substituto

Diante desse cenário de incertezas, a imprensa portuguesa já começa a apontar o seu possível sucessor e o técnico Abel Ferreira, que ganhou praticamente tudo pelo Palmeiras nos últimos anos, está cada vez mais forte. Porém, não é só ele que estaria na disputa. Veja a seguir a lista dos candidatos, de acordo com o jornal Record.

Divulgação

Abel Ferreira

O técnico do Palmeiras tem contrato até o fim de 2024. Pesa a seu favor os seis títulos ao serviço do alviverde, incluindo duas Taças Libertadores, um Brasileirão e uma Copa do Brasil. Ele também está sendo cotado na seleção brasileira

Divulgação

Mourinho

O treinador está na Roma e sempre foi o grande sonho da Federação Portuguesa de Futebol. O treinador quase assumiu o cargo em 2010, quando ainda treinava o Real Madrid. O português tem contrato até junho de 2024 e a possibilidade de deixar a Itália parece bastante improvável.

Reprodução/Instagram

Jorge Jesus

O ex-técnico do Flamengo está atualmente no Fenerbahçe, que lidera o campeonato turco. O treinador, aliás, não descartou a possibilidade em março deste ano. "Neste momento vou continuar a trabalhar em clubes. No futuro pode ser isso, mas há poucas seleções onde eu tenho hipótese de querer trabalhar", frisou. Jesus também é cotado na seleção brasileira.

Divulgação

Rui Jorge

Treinador do sub-21 desde 2011, é a opção mais segura. O treinador de 49 anos já orientou vários dos atuais convocados para a seleção principal ao longo da última década, o que pode ser uma vantagem em relação a outros técnicos.

Instagram

Leonardo Jardim

Atualmente no Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, o treinador não esconde que deseja treinar uma seleção no futuro, ainda que não seja a portuguesa.

Instagram/Leonardo Jardim

André Villas-Boas

Sem clube desde que deixou o Marselha em 2021, Villas-Boas está entre as opções mais complicadas. Isso porque, ele não pensa em regressar a ativa e pretende se candidatar à presidência do Porto daqui a dois anos.

Divulgação

Bruno Lage

Apesar dos mais recentes trabalhos não deixarem saudades, uma vez que acabou despedido do Benfica e Wolverhampton, foi com Bruno Lage que se viu a melhor versão de João Félix que, com uma eventual retirada de Cristiano Ronaldo, teria caminho aberto para se afirmar definitivamente com as cores da seleção portuguesa.

Instagram