Tamanho do texto

Excelente fase dos seus meio-campistas e homens de frente podem pesar a favor, mas os franceses também têm alguns pontos que são contra

França na final da Copa tem o embalo de Griezmann e Mbappé
FIFA/ Divulgação
França na final da Copa tem o embalo de Griezmann e Mbappé

Pela terceira vez teremos a França na final da Copa do Mundo. Depois de vencer o Brasil em 1998, em casa, e perder da Itália em 2006, na Alemanha, a equipe azul vai em busca do bicampeonato diante da Croácia , que debuta em uma decisão. Mas quais as chances dos franceses levantarem a taça na Rússia?

Leia também:  A Croácia pode ser campeã? Veja 4 razões para acreditar e 4 para duvidar

Confira abaixo quatro razões para acreditar e outras quatro para duvidar da França na final da Copa do Mundo deste ano.

Os prós da França na final da Copa

Pogba faz uma grande Copa do Mundo
FIFA/ Divulgação
Pogba faz uma grande Copa do Mundo


  • A excelente fase que vivem seus principais nomes ofensivos: Mbappé e Griezman n. E mais do que isso. O jovem de 19 anos ainda sonha em ser eleito o melhor jogador da última temporada, o que, certamente, é uma motivação a mais para voar na grande final diante dos croatas.
  • A solidez do meio de campo, com  Kanté, Pogba e Matuidi . Os três volantes ajudam como nunca na marcação e, ainda por cima, conseguem chegar com qualidade no ataque.
  • Além de ter um time titular forte, a equipe tem um banco de reservas de respeito , com jogadores que podem entrar no decorrer da final da Copa e mudar a partida: Dembélé, Fekir, Tolisso, Lemar, Thauvin e Kimpembe, por exemplo, são boas opções para Deschamps.
  • Perto de Brasil, Itália e Alemanha, a França não tem tanta tradição em Mundiais. Mas quando comparamos com a Croácia, a camisa é bem mais pesada . Nas últimas seis Copas, os "Bleus" chegaram em três finais, já contando o torneio na Rússia (1998, 2006 e 2018). Os franceses buscam o bicampeonato, enquanto o rival está na decisão pela primeira vez na história.

Leia também: O brasileiro destesta Neymar, por Guilherme Cimatti

Os contras da França na final da Copa

Giroud, o atacante sem gols
Divulgação
Giroud, o atacante sem gols


  • Olivier Giroud . O  centroavante destoa do restante do time e não fez um gol sequer nesta Copa do Mundo, mesmo contra adversários considerados mais modestos na primeira fase. E não foi por falta de oportunidade, já que o atleta sempre é bastante acionado no ataque e está no top 20 de maiores finalizadores - já deu 14 chutes a gol, sendo que apenas um acertou o alvo.
  • Os franceses já mostraram que não são tão bons em lidar com o favoritismo . Há dois anos, na Eurocopa, a seleção conseguiu perder a final dentro de casa perder diante da mediana equipe de Portugal, que, ainda por cima, não contava nem mesmo com seu maior astro, Cristiano Ronaldo, que saiu lesionado no começo do duelo.
  • Das 32 seleções da Copa, a França é a quinta mais jovem na média de idade (25,6 anos). O maior astro, Mbappé, tem apenas 19. E chegar à uma final de Mundial com uma equipe inexperiente pode pesar, até porque a Croácia tem uma média de 27,5 anos, recheada de atletas rodados e mais experientes.
  • Improvisações . Até aqui vem dando certo, mas é perigoso jogar com zagueiros de origem nas duas laterais. Pelo lado direito, Benjamin Pavard, de 22 anos, é escalado como titular pelo técnico Didier Deschamps; já pela esquerda, Lucas Hernández, também de 22, é o titular.

Leia também: A história da Copa do Mundo estará em boas mãos, seja França ou Croácia

E para você, internauta? Você acredita em título da  França na final da Copa do Mundo de 2018, na Rússia? Deixe sua mensagem no campo de comentários abaixo.

    Leia tudo sobre: Futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.