Tamanho do texto

O desempenho russo na Copa do Mundo surpreendeu os torcedores, que não apostavam na seleção anfitriã antes do início da competição

Torcida está mais confiante na seleção anfitriã e aposta que Rússia vencerá a Copa do Mundo
FIFA/ Divulgação
Torcida está mais confiante na seleção anfitriã e aposta que Rússia vencerá a Copa do Mundo

No começo da Copa do Mundo de 2018, quase ninguém acreditava na seleção anfitriã do maior evento de futebol mundial . No entanto, agora, 17% da população do país crê que a Rússia vencerá a Copa, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Centro Russo de Análise de Opinião Pública.

Leia também: "Psicopata brazuca" que virou meme é russo e torce para o Brasil na Copa

Cogitada para ser eliminada na primeira fase, a seleção russa é a grande surpresa do Mundial. Um dos grandes feitos foi feito após ter conseguido bater a Espanha nos pênaltis e chegar nas quartas de final da competição. A partir daí, alguns torcedores mudaram de ideia e passaram a acreditar que a Rússia vencerá a Copa .

Segundo o levantamento, apenas 8% da população russa acreditava que a seleção venceria a Espanha. Além disso, dos 71% que acompanharam o jogo, somente 46% arriscou uma possível vitória da equipe da casa. Após empatar no tempo regulamentar por 1 a 1, a histórica e dramática classificação da Rússia aconteceu nas disputas de pênaltis, graças ao arremate defendido pelo goleiro Igor Akinfeev. Desde que deixou de jogar como União Soviética, a Rússia nunca havia passado da fase de grupos. Além disso, o país nem sequer disputou os Mundiais de 2006 e 2010.

Leia também: Neymar rolando vira meme e atacante é alvo de críticas: "Vergonha do futebol"

O jogo contra a Espanha e as quartas de final

Rússia aumentou a torcida depois de se classificar para as quartas de final
FIFA/ Divulgação
Rússia aumentou a torcida depois de se classificar para as quartas de final

A Rússia conseguiu o que queria. Parou o ataque da favorita e pouco inspirada Espanha , arrancou o empate por 1 a 1 no tempo normal e, depois, na prorrogação, garantindo sua vaga nas quartas de final da Copa do Mundo vencendo por 4 a 3 nos pênaltis. Os mais de 78 mil torcedores que estavam ao estádio Luzhniki, em Moscou, foram ao delírio.

O toque de bola espanhol irritou demais a torcida , que vaiou a equipe vermelha em muitos momentos da partida. A Rússia fez o papel dela, se fechando na defesa e esperando surgir alguma oportunidade para sair em velocidade em contra-ataques, mas foram pouquíssimas.

Agora classificada para a próxima fase, os anfitriões vão enfrentar a Croácia pelas quartas de final. A partida será realizada neste próximo sábado (7), em Sochi, a partir das 15h (horário de Brasília). Se vencer, pode ganhar ainda mais torcedores que apostam que a Rússia vencerá a Copa do Mundo, em casa.