Tamanho do texto

Implantação do VAR ajudou Mundial da Rússia a registrar o maior número de pênaltis; Kane, Mbappé, Rafa Márquez e Subasic quebram marcas individuais

Busca pela taça da Copa do Mundo terá ainda mais três jogos para a seleção campeã; oito equipes seguem na briga
Divulgação/Fifa
Busca pela taça da Copa do Mundo terá ainda mais três jogos para a seleção campeã; oito equipes seguem na briga

Faltam apenas  oito jogos para o encerramento do Mundial da Rússia e, antes mesmo de o torneio ter um desfecho, algumas estatísticas da Copa do Mundo já chamam a atenção. A implementação do árbitro assistente de vídeo (VAR), por exemplo, já ajudou a quebrar o recorde de pênaltis marcados em uma única edição do Mundial: foram 28 até agora.

Outra estatística da Copa do Mundo que já entrou para a história é o número de gols contra. Foram 10 até agora, quatro a mais do que o recorde anterior, registrado na Copa da França em 1998. E os principais responsáveis por essa marca são os anfitriões do Mundial: os últimos três jogos disputados pela Rússia (contra Espanha, Uruguai e Egito) tiveram gols contra – sendo dois contra e um a favor dos russos. Confira abaixo outros números da Copa que a Fifa destacou em seu site nesta quarta-feira (4).

Leia também: "Psicopata brazuca" que virou meme é russo e torce para o Brasil na Copa

60 anos

... É o tempo que demorou para um jogador com menos de 20 anos de idade repetir o feito de Pelé em 1958 e marcar mais de um gol em uma Copa do Mundo. O autor do feito foi o francês Kylian Mbappé, que tem apenas 19 anos e marcou duas vezes contra a Argentina, nas oitavas de final. Pelé tinha 17 anos no Mundial disputado na Suécia, onde marcou seis gols.

48 anos

... É o tempo que se passou desde a última vez que uma seleção conseguiu reverter desvantagem por dois gols de diferença durante uma partida da fase de mata-mata em uma Copa. A última a fazer isso havia sido a Alemanha Ocidental, que saiu perdendo do México por 2 a 0 e conseguiu virar para 3 a 2, em 1970. A Bélgica parou a contagem desse relógio ao reproduzir o feito diante do Japão.

40 milhões

... É o número de pessoas que já presenciaram a uma partida de Copa do Mundo dentro do estádio. A marca foi alcançada na partida entre Suécia e Suíça, nessa terça-feira (3). Até o momento, 2,58 milhões de torcedores foram aos estádios russos durante este Mundial. O recorde nesse quesito pertence à edição de 1994 da Copa do Mundo, quando 3,59 milhões de pessoas foram assistir aos jogos nos Estados Unidos.

31

... É o número de gols marcados nos dez minutos finais da partida nesta Copa do Mundo. O número representa 21% do total já registrado nesta Copa (146).

28

... É o número de pênaltis já assinalados nesta Copa do Mundo – mais do que em qualquer outra edição do torneio. O índice foi alavancado pela implementação do VAR, novidade tecnológica deste Mundial. Sete desses pênaltis foram perdidos (Messi e Cristiano Ronaldo que o digam).

Leia também: Só 17% da população acredita que Rússia vencerá a Copa do Mundo em casa

Copa do Mundo da Rússia é a edição com maior número de pênaltis da história; VAR ajudou nessa estatística
FIFA/ Divulgação
Copa do Mundo da Rússia é a edição com maior número de pênaltis da história; VAR ajudou nessa estatística


37

... É o número de partidas disputadas até que o primeiro (e único) 0 a 0 da Copa foi registrado, no confronto entre Dinamarca e França. Foi a mais longa espera até a primeira partida sem mudanças no placar já vista em um Mundial.

17

... É o número de vezes em que o zagueiro Rafa Márquez vestiu a braçadeira de capitão da seleção mexicana em uma Copa, quebrando o recorde que pertencia a Diego Maradona. O veterano defensor também se tornou neste Mundial o primeiro jogador a ser o capitão de sua equipe em cinco edições diferentes da Copa.

15

... É o número de gols marcados por jogadores que saíram do banco de reservas durante esta edição do Mundial. Isso significa que, a cada dez gols anotados na competição, um foi de autoria de um substituto.

10

... É o número de gols contra registrado nesta Copa, superando os seis que faziam da França-98 a edição com mais gols marcados para o lado errado até então. O gol contra do marroquino Aziz Bouhaddouz a favor do Irã, aos 50 minutos do segundo tempo do jogo entre as seleções, foi o gol contra ocorrido mais tarde na história dos Mundiais.

7

... É o número de vezes consecutivas em que o México foi eliminado nas oitavas de final do Mundial. Os mexicanos também completaram sete horas e meia de duelos contra a seleção brasileira pela Copa do Mundo sem conseguir marcar sequer um único gol. Nesse período, o Brasil marcou 13 vezes.

6

... É o número de gols do artilheiro do Mundial, o inglês Harry Kane, que se igualou a Maradona como o capitão com mais gols em uma edição da Copa. O atacante também igualou o recorde de gols de um inglês no torneio, que pertencia somente a Gary Lineker, autor de seis gols em 1986.

4

... É o total de cartões vermelhos exibidos até agora no Mundial da Rússia. A média até agora é de 0,07 expulsões por partida, o que significa o menor índice desde a Copa de 1970, no México, quando nenhum jogador recebeu o cartão vermelho.

Alemanha manteve 'maldição das campeãs' ao ser eliminada ainda na fase de grupos da Copa do Mundo
Divulgação/Fifa
Alemanha manteve 'maldição das campeãs' ao ser eliminada ainda na fase de grupos da Copa do Mundo



3

... É o número de Copas consecutivas em que o atual campeão é eliminado ainda na fase de grupos. Na Rússia, a seleção da Alemanha repetiu em 2018 o fracasso da Espanha, em 2014, e da Itália, em 2010.

3 (de novo)

... É o número de partidas seguidas em que o zagueiro colombiano Yerry Mina marcou pela sua seleção. Nenhum defensor jamais havia alcançado tal feito.

2

... É o total de goleiros que conseguiram defender três pênaltis em disputas do gênero na fase de mata-mata de uma Copa do Mundo. O primeiro foi o português Ricardo, em 2006, e o segundo, o croata Subasic, no último domingo, contra a Dinamarca.

0

... é a porcentagem de acertos dos jogadores que vestiram a camisa 8 da Inglaterra cobrando pênaltis em Copas do Mundo. Jordan Henderson desperdiçou sua cobrança contra a Colômbia e se juntou a Chris Waddle, David Batty e Lampard no ról de camisas 8 da Inglaterra que falharam na marca da cal.

Você conhece mais alguma boa estatística da Copa do Mundo ? Compartilhe com a gente no campo de comentários.


    Leia tudo sobre: futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas