Tamanho do texto

Em muitos lugares de Moscou os atendentes não falam inglês, por isso é preciso saber algumas palavras para conseguir se comunicar

Uma das maiores preocupações de quem viaja para o exterior é a comunicação, principalmente quando a língua é muito diferente. Os brasileiros que foram à Rússia para a Copa do Mundo de 2018 estão vivendo essa dificuldade na pele, em muitos lugares os russos não falam inglês e o entendimento fica difícil. Sabendo disso, nossa correspondente Barbara Gerneza fez um vídeo dando algumas dicas de Moscou para os turistas. 

Leia também: Barbara Gerneza ensina algumas expressões do futebol em russo

Barbara dá dicas de Moscou para os turirstas
Reprodução
Barbara dá dicas de Moscou para os turirstas

Como pedir comida? E como perguntar a um local onde fica determinado lugar? As respostas para essas e outras perguntas estão no vídeo de dicas de Moscou feito por Barbara, dá uma olhada. 



 Leia também: As pinturas de rua russas em homenagem à Copa são bem diferentes das brasileiras

Dicas de Moscou:

  • Locomoção: Na Rússia, os principais aplicativos de transporte são a Uber, já conhecida no Brasil, e o Yandex Táxi. Algumas pessoas relataram dificuldades para pedir os carros particulares da Uber, por isso, assim que chegar em Moscou baixe o aplicativo do Yandex para garantir sua locomoção pela cidade. 
  • Pedir comida: Para se comunicar com funcionários de um restuarnte, por exemplo, você precisa apenas falar "por favor" e o nome do prato. Em russo, por favor é "pozhaluista". No alfabeto cirílico, se escreve Можно пожалуйста. 
  • Perguntar direções: Para perguntar como ir para determinado lugar você também só precisa saber duas palavras, "onde" e o nome do lugar que deseja ir. Em russo, onde é "gde", que em cirílico escreve  где. 
  • Polícia: Se tiver algum problema mais grave, o indicado é chamar a polícia. É preciso ficar atento porque na Rússia existem diferentes números para cada operadora de linha. Se você tem Beeline o número a discar é 002. Caso a sua operadora seja MTS ou Megafon, disque o número 020. 

 Leia também: Os torcedores russos gostam de ter o brasileiro Mário Fernandes na seleção?

E aí, gostou das dicas de Moscou ? Boa parte delas podem ser usadas em todo território russo! Se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar aqui nos comentários que a Barbara te responde. 

    Leia tudo sobre: Futebol