Tamanho do texto

França é levemente favorita e conta com equipe jovem e ágil para bater a Argentina, que se classificou no sufoco e aposta na genialidade de Messi

48 jogos e 125 gols depois, as oitavas de final da Copa do Mundo vão começar. Neste sábado, às 11h, França e Argentina dão o pontapé inicial da fase mata-mata, na Arena Kazan. Franceses tentam repetir ao menos a campanha do último Mundial, quando chegaram às quartas, enquanto os sul-americanos querem continuar em busca do título que não vem desde 1986.

Leia também: Veja como ficaram os confrontos das oitavas de final da Copa do Mundo

Kylian Mbappé e Lionel Messi vestem a camisa 10 das seleções de França e Argentina, respectivamente
Divulgação/Fifa.com
Kylian Mbappé e Lionel Messi vestem a camisa 10 das seleções de França e Argentina, respectivamente

França e Argentina não empolgaram nos três primeiros jogos da Copa. Os europeus terminaram em primeiro no Grupo C, com duas vitórias, sobre Austrália (2x1) e Peru (1x0), e um empate com a Dinamarca (0x0). Já os argentinos ficaram na segunda colocação do Grupo D, com um empate diante da Islândia (1x1), derrota para Croácia (3x0) e vitória sobre a Nigéria (2x1). Mesmo assim, a seleção Les Blues  é levemente favorita.

Conforme informou Adrien Gingold, repórter francês ao site da Fifa, este será o primeiro teste para a seleção campeã mundial em 1998. A equipe deve ser muito ofensiva, mas, a preocupação maior de Didier Deschamps, é claro, é com Lionel Messi, principal jogador argentino e que pode tirar algo de sua cartola a qualquer momento para decidir uma partida. Pogba, Griezmann e Mbappé são as principais estrelas do time.

A Argentina, que se classificou com gol salvador de Rojo após os 40 minutos do segundo tempo contra a Nigéria, vê a França como a seleção ideal para ser testada. O contestado Sampaoli pode fazer uma mudança tática na equipe, tirando Higuaín e colocando Pavón, deslocando Messi para ser um falso 9. A preocupação maior, é claro, é com a velocidade francesa, que tem um time jovem e atlético. O camisa 10, maior jogador desta geração, é quem pode desequilibrar novamente.

Leia também: Confira balanço da 1ª fase da Copa, que tem quase todas as favoritas nas oitavas

Ficha técnica de França x Argentina (Oitavas de final)

Data: Sábado, 30 de junho, às 11h (horário de Brasília)
Local: Arena Kazan
Árbitro: Alireza Faghani (Irã)
Prováveis escalações

França - Hugo Lloris, Benjamin Pavard, Rafael Varane, Samuel Umtiti e Lucas Hernandez; Paul Pogba e N'Golo Kante; Kylian Mbappe, Antoine Griezmann e Ousmane Dembele; Olivier Giroud. Técnico: Didier Deschamps.

Argentina - Franco Armani, Gabriel Mercado, Nicolas Otamendi, Marcos Rojo e Nicolas Tagliafico; Ever Banega, Javier Mascherano, Enzo Pérez e Angel Di Maria; Lionel Messi, Gonzalo Higuaín (Cristian Pavón). Técnico: Jorge Sampaoli.

Leia também: Raio-X da Copa: Tite é quem menos mudou o time; incerteza marcou fracasso alemão

Quem passar de França e Argentina irá enfrentar, nas quartas de final, o vencedor de Uruguai e Portugal, que jogam às 15h do mesmo dia.

    Leia tudo sobre: futebol