Tamanho do texto

Bélgica contou com golaço de Januzaj sobre a Inglaterra para vencer a partida por 1 a 0 e terminar em primeiro lugar do Grupo H da Copa do Mundo

Inglaterra e Bélgica entraram na última rodada após terem vencidos seus dois primeiros jogos no grupo e já classificadas para as oitavas de final. A seleção da terra da rainha levava a vantagem por ter dois cartões a menos do que os diabos vermelhos, mas acabou sendo derrotada, ficou na segunda colocação e vai enfrentar a Colômbia na próxima fase. Os Reds terminaram na liderança e encaram o Japão. No outro jogo, a Tunísia virou sobre o Panamá e terminou a Copa do Mundo com 3 pontos conquistados, mas eliminados. 

Leia também: Colômbia vence Senegal e avança; Japão perde para Polônia, mas se classifica

Januzaj comemora gol da Bélgica
Reprodução/Twitter
Januzaj comemora gol da Bélgica

O gol da Bélgica foi um verdadeiro golaço. Januzaj recebeu na direita, gingou na frente de Rose e achou o espaço necessário para arriscar de esquerda e tirar todas das chances de Pickford fazer a defesa. Rashford ainda perdeu uma grande chance de empatar a partida na segunda etapa.

A Tunísia conseguiu a virada sobre o Panamá e terminou a Copa com uma vitória. Após sair atrás no placar com gol de Meriah, Khazri deu um lindo passe para Ben Youssef empatar. Depois, foi a vez do atacante ser retribuído e completar para o gol vazio e garantir os três pontos.

Inglaterra x Bélgica

Inglaterra x Bélgica
FIFA/ Divulgação
Inglaterra x Bélgica

A Inglaterra entrou para a partida na liderança do grupo, mas apenas por ter recebidos menos cartões amarelos. Quem terminasse na liderança do grupo, teria a vantagem de enfrentar o Japão nas oitavas de final, mas ficaria em uma chave muito mais complicada até a final. Quem ficasse em segundo, jogaria contra a Colômbia na próxima fase, mas teria um caminho muito mais tranquilo até o título.

No começo da partida, parecia que a Bélgica queria muito a liderança do Grupo F e a Inglaterra estava contente com cair no lado mais fácil da chave. Logo aos 5 minutos de partida, Tielemans aproveitou o espaço e arriscou de fora da área. Pickford foi bem na bola e fez a sua primeira boa defesa na partida.

Três minutos depois, a Inglaterra foi salva em cima da linha. Hazard, não o do Chelsea, mas o seu irmão, cruzou da direita, Fellaini deu um leve toque, e Batshuayi finalizou fraco. Pickford tinha tudo para fazer uma defesa simples, mas não segura e solta no pé do próprio actacante belga. Na sequência, ele completa para o gol, mas Cahill salva e tira quase em cima da linha.

Aos 26 minutos, três chutes pararam na defesa inglesa. Primeiro, Batshuayi finalizou e Cahil se esticou para bloquear. Depois, Fellaini chuta forte e a defesa evitou o gol novamente. Por último, foi a vez de Tielemans tentar, mas parou na marcação.

A melhor chance da Inglaterra na primeira etapa veio aos 33 minutos. Depois de cobrança de escanteio Loftus-Cheek se antecipou a zaga, mas cabeceou a direita de Courtois.

No final da primeira etapa, as duas torcidas se uniram com vaias para a partida ruim e sem muitas chances boas de gol. Parece que nenhum time quer realmente ganhar e estariam contentes com o segundo lugar no grupo.

Parece que as vaias funcionaram para os jogadores da Bélgica, pelo menos para Januzaj. O meia na direita da área, deixa Rose perdido com dribles rápidos e arrisca chute colocado. A bola vai exatamente onde Pickford não consegue alcançar e entra quase no ângulo do goleiro inglês. Na comemoração, um lance pra lá de engraçado: Batshuayi  comemorou chutando a bola para frente, mas ela pegou na trave e foi direto no seu próprio rosto.

Januzaj marcou um golaço pela Bélgica contra Inglaterra
FIFA/ Divulgação
Januzaj marcou um golaço pela Bélgica contra Inglaterra

Ao ficar atrás do placar, os jogadores ingleses parece que acordaram para a partida e começaram a buscar o empate. Primeiro, Loftus-Cheek tentou cruzamento perigoso, mas Courtois saiu bem do gol para fazer uma defesa providencial. Logo depois, Vardy deu um lindo passe nas costas da zaga e deixou Rashford na cara do gol. O atacante tentou tirar do goleiro, mas Courtois cresceu e deu um leve toque para desviar e colocar pela linha de fundo.

Aos 37 minutos, Fellaini salvou a Bélgica. Depois de cobrança de escanteio, Courtois fez o corte parcial, mas a bola caiu nos pés de Welbeck. O atacante pegou de primeira, mas o gigante volante belga tirou em cima da linha.

Já nos acréscimos, a Bélgica cançou de perder gols. Primeiro, o ataque belga se embolou todo e não conseguiu completar para o gol. Na sequência, Fellaini arriscou e acertou a rede pelo lado de fora. Aos 47, Mertes pegou na veia, mas Pickford voou e fez linda defesa para evitar o segundo dos belgas.

Leia também: Brasil e México são as únicas seleções que sempre estiveram nas oitavas desde 98

Panamá x Tunísia

No jogo das duas equipes já eliminadas da competição, a Tunísia foi a que chegou primeiro ao ataque. Com 5 minutos de partida, Sliti fez boa jogada e cruzou rasteiro para a entrada da pequena área. Ben Youssef até desviou para o gol, mas bola foi muito fraca e Penedo não teve muito trabalho para defender. 

O jogo se manteve muito pegado, com muitas divididas fortes e muito contato,  mas sem muitas chances de gol até os 18 minutos. Bedoui sobiu mais alto que a defesa e cabeceou com perigo. Penedo se esticou todo para evitar o gol e fazer uma boa defesa.

No terço final da primeira etapa, o Panamá cresceu na partida e começou a pressionar a Tunísia. Aos 33 minutos, Rodríguez arriscou de fora da área, a bola desviou em Meriah e deixou Mathlouthi sem reação. Como de costume nesta Copa do Mundo, o árbitro deu gol contra.

No último minuto do primeiro tempo, Khazri recebeu na área, tentou pela primeira vez, mas foi bloqueado e pegou o rebote. Na sequência, finalizou para a boa defesa de Penedo. Sliti aproveitou a sobra e até chegou a empurrar para o gol, mas Torres salvou e afastou o perigo ká na pequena área.

Com apenas 5 minutos do segundo tempo, a Tunísia conseguiu empatar o placar. Khazri recebeu na ponta e deu um passe muito preciso para Ben Youssef. O atacante só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol e vencer o goleiro Penedo.

Tunísia venceu o Panamá
FIFA/ Divulgação
Tunísia venceu o Panamá

Aos 20 minutos, foi a vez de Khazri ser retribuido pela grande jogada do empate. O atacante recebe grande passe  de Haddadi e não teve nenhum trabalho para finalizar com o gol vazio e virar o placar para a Tunísia.

No final da partida, o Panamá se lançou ao ataque, até chegou com perigo, mas não conseguiu concuir a gol e acabou sendo eliminada da copa do mundo sem marcar nenhum ponto. Foi a primeira participação do país em Copas do Mundo.

Leia também: Europa iguala recorde e África fica sem país nas oitavas pela 1ª vez na história

Com os resultados, a Bélgica terminou com 100% de aproveitamento, vai enfretar o Japão na próxima fase e pode encarar o Brasil nas quartas de final. A Inglaterra ficou com seis pontos e encara a Colômbia nas oitavas. Já eliminados, a Tunísia terminou com os 3 pontos que conquistou hoje e deixou o panamá sem nenhum na sua primeira participação em Copas do Mundo.

    Leia tudo sobre: Futebol