Tamanho do texto

Após levar atropelo na segunda rodada, argentinos chegam à última partida precisando da vitória e esperando que islandeses não derrotem a Croácia

Lionel Messi tem sua terceira chance de brilhar com a Argentina nesta Copa, frente à Nigéria de Iwobi
Divulgação/Fifa.com
Lionel Messi tem sua terceira chance de brilhar com a Argentina nesta Copa, frente à Nigéria de Iwobi

Chegou o Dia D para a seleção da Argentina na Copa do Mundo. A equipe comandada pelo técnico Jorge Sampaoli entra em campo às 15h, no horário de Brasília, precisando vencer a seleção da Nigéria para seguir com chances de se classificar na segunda posição do Grupo D do Mundial. Em caso de empate ou derrota, os argentinos voltam para casa e quem avança às oitavas de final é a própria Nigéria – a depender também do que ocorrer no outro jogo dessa chave.

Leia também: França quer os 100% e Dinamarca, a vaga; Austrália joga o futuro contra o Peru

Enquanto argentinos e nigerianos medem forças em São Petersburgo, a equipe da Islândia enfrenta, no mesmo horário, a já classificada Croácia na Arena Rostov. Os islandeses podem ficar com a vaga caso vençam sua partida e a Nigéria não derrote a Argentina .

Caso os sul-americanos vençam e os islandeses também, a vaga será decidida no saldo de gols. Neste momento, os islandeses têm -2 de saldo, enquanto os argentinos têm -3 na conta. Os classificados desse grupo enfrentarão nas oitavas de final as seleções que avançarem no Grupo C, onde a França já está classificada e a Dinamarca e a Austrália disputam a outra vaga. Entenda melhor o imbróglio do Grupo D abaixo:

  • O que a Argentina precisa para se classificar? Vencer a Nigéria e torcer para a Islândia não derrotar a Croácia. Caso as duas coisas aconteçam, os argentinos precisarão vencer por pelo menos dois gols de vantagem para superar os islandeses.
  • O que a Nigéria precisa para se classificar? Uma vitória simples contra a Argentina ou até mesmo o empate, desde que a Croácia não seja derrotada pela Islândia.
  • O que a Islândia precisa para se classificar? Vencer a Croácia e torcer por um empate entre argentinos e nigerianos. Os islandeses também se classificam caso os sul-americanos vençam pela mesma diferença de gols que eles próprios. (Exemplo: Islândia 1 x 0 Croácia e Nigéria 0 x 1 Argentina).

Apesar de sua classificação depender do que acontecerá em Rostov, os argentinos têm em mente que o futuro da seleção ainda está em suas mãos. Mas não é exatamente uma situação tranquilizante, já que o poder de decisão dos argentinos se mostrou muito aquém do que se esperava até agora.

Para desempenhar um papel melhor do que nos jogos anteriores, Sampaoli deve fazer novas alterações na equipe titular. Entre as prováveis mudanças está a entrada do goleiro Armani no lugar de Caballero, que falhou feio no primeiro gol sofrido na incontestável derrota por 3 a 0 para a Croácia.

"O maior desafio para a seleção albiceleste será criar o momento, tanto em termos futebolístico, quanto na questão mental. Jorge Sampaoli deve mais uma vez mudar sua equipe e trocar alguns nomes, buscando a fórmula certa para alcançar a tão necessária vitória", relatou o jornalista Diego Zandrino, que está acompanhando a seleção argentina a serviço da Fifa.

Já pelo lado nigeriano, o atacante Musa (autor dos dois gols da equipe na vitória por 2 a 0 sobre a Islândia) deve ser mantido na equipe titular para o confronto decisivo desta terça-feira.

"A vitória contra a Islândia aumentou a confiança do time, que agora acredita fortemente que pode avançar. A única questão remanescente é se o técnico Gernot Rohr optará pela formação com três zagueiros ou pelo 4-2-3-1 para encarar o forte ataque argentino", reportou Annete Braun.

Ficha técnica de Nigéria x Argentina (Grupo D)

Data: Terça-feira, 26 de junho, às 15h (horário de Brasília)
Local: Estádio de São Petersburgo
Árbitro: Cüneyt Çakır (Turquia)
Prováveis escalações:

Nigéria  - Uzoho; Omeruo, Ekong, Balogun; Ebuehi, Ndidi, John Obi Mikel, Etebo e Victor Moses; Iheanacho e Musa. Técnico: Gernot Rohr.

Argentina  - Armani; Salvio, Mercado, Otamendi e Tagliafico; Banega, Mascherano, Enzo Pérez e Dí Maria; Lionel Messi e Gonzalo Higuaín. Técnico: Jorge Sampaoli.

Leia também: Show do VAR: Espanha empata e é líder; CR7 perde pênalti, mas Portugal avança

Croácia quer manter 100%, mas deve poupar titulares contra a Islândia

Estreante na Copa do Mundo, Islândia precisa vencer a Croácia para ter chance de classificação
Divulgação/Fifa.com
Estreante na Copa do Mundo, Islândia precisa vencer a Croácia para ter chance de classificação


A seleção da Croácia já alcançou seu primeiro objetivo nesta Copa do Mundo e está classificada para as oitavas de final devido às boas vitórias contra a Nigéria e a Argentina. Em face disso, o técnico Zlatko Dalic deve levar a campo um time misto para dar descanso a alguns de seus principais jogadores, embora ainda tenha a ambição de manter os 100% de aproveitamento.

"Dalic conhece os pontos fortes da Islândia e tentará escalar um meio de campo capaz de criar jogadas, marcar gols e ajudar a equipe a se manter na liderança com a campanha perfeita com nove pontos", reportou à Fifa Vjekoslav Paun.

Já a Islândia deve mudar sua formação do 4-4-2 usado contra a Nigéria para o 4-5-1 colocado em jogo no empate da estreia contra a Argentina. "Essa formação também foi usada em vitória contra os croatas há pouco mais de um ano. Emil Hallfredsson jogou nessa partida e pode voltar a ser titular, assim como Gudmundsson, que está perto de estar em plenas condições de jogo novamente", informou Petur Hreinsson.

Ficha técnica de Islândia x Croácia (Grupo D)

Data: Terça-feira, 26 de junho, às 15h (horário de Brasília)
Local: Arena Rostov
Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (Espanha)
Prováveis escalações:

Islândia - Halldorsson; Saevarsson, Arnason, Ragnar Sigurdsson e Magnusson; Aron Gunnarsson, Hallfredsson, Gudmundsson, Sigurdsson e Bjarnason; Finnbogason. Técnico: Heimir Hallgrímsson.

Croácia - Kalinic; Jedvaj, Corluka, Vida e Pivaric; Milan Badelj, Kovacic e Bradaric; Marko Pjaca, Kramaric e Perisic. Técnico: Zlatko Dalic.

Leia também: Mulheres do iG escalam a seleção dos jogadores mais gatos da Copa

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.