Tamanho do texto

Agora, são oito jogos contra times da América do Norte e Central, com sete vitórias e apenas um empate, além de 20 gols a favor e só dois tomados

Brasil x Costa Rica, jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2018
Fifa / Divulgação
Brasil x Costa Rica, jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2018

Foi sofrido, mas o Brasil desencantou na Copa do Mundo 2018 ao vencer a Costa Rica, nesta sexta-feira, por 2 a 0. Philippe Coutinho e Neymar, ambos nos acréscimos do 2º tempo, anotaram os gols do triunfo, em São Petersburgo, pela 2ª rodada do Grupo E. Esta foi a terceira vitória da seleção brasileira contra a Costa Rica na história da competição. 

Leia também: Após polêmica com VAR, Brasil marca dois nos acréscimos e bate Costa Rica

O primeiro encontro aconteceu em 1990, quando o Brasil também superou os costarriquenhos pela 2ª rodada da fase de grupos. Naquela oportunidade, porém, só Müller foi para as redes (1 a 0). Já em 2002, ano do penta, a seleção canarinho meteu 5 a 2 pela 3ª e última rodada da primeira fase. Ronaldo (2), Edmilson, Rivaldo e Júnior anotaram os gols brasucas, enquanto a Costa Rica fez com Wanchope e Gomez.

Como se tudo isso não bastasse, a seleção manteve a invencibilidade contra adversários da Concacaf em Copas do Mundo. Agora, são oito jogos com sete vitórias e apenas um empate, além de 20 gols a favor e só dois tentos tomados.

Leia também: Confira os memes da vitória dramática do Brasil contra a Costa Rica

A igualdade aconteceu contra o México em 2014 (0 a 0). Além da Costa Rica, o Brasil já venceu EUA (1994) e o próprio México (1950, 1954 e 1962).

Último jogo

Philippe Coutinho abriu o placar para o Brasil já nos acréscimos
FIFA/ Divulgação
Philippe Coutinho abriu o placar para o Brasil já nos acréscimos

A vitória deixou o Brasil com quatro pontos no Grupo E, enquanto a Costa Rica já não tem mais chances de classificação. Na 3ª e última rodada, o time do técnico Tite vai encarar a Sérvia na próxima quarta-feira, às 15 horas (horário de Brasília), na Otkrytie Arena, em Moscou. No mesmo dia e horário, a Costa Rica enfrentará a Suíça em Nizhny Novgorod.

Leia também: Coutinho decisivo e Neymar 'pistola': Confira as notas dos jogadores da seleção

Único país a ter disputado todas as 21 edições de Copas, o Brasil tem 106 jogos com 71 vitórias, 18 empates e 17 derrotas. São 223 gols pró e 103 tomados. Neymar chegou ao seu quinto gol em Mundiais, enquanto Coutinho fez seu segundo - ele também marcou na estreia diante da Suíça.

    Leia tudo sobre: Futebol