Tamanho do texto

Desde o torneio realizado na Inglaterra, Brasil avançou de fase em todas edições da Copa do Mundo

Seleção brasileira não cai na fase de grupos da Copa do Mundo desde 1966
André Mourão/MoWA Press - 17.6.18
Seleção brasileira não cai na fase de grupos da Copa do Mundo desde 1966

Após empatar por 1 a 1 com a Suíça na estreia da Copa do Mundo , a seleção brasileira já terá sua primeira decisão no Grupo E - o time do técnico Tite vai encarar a Costa Rica nesta sexta-feira, às 9 horas, em São Petersburgo. Os costarriquenhos vêm de derrota para a Sérvia, por 1 a 0.

Leia também: Tite confirma que repetirá time da estreia, mas cobra "ajustes" na seleção

Ao menos, a seleção brasileira conta com retrospecto positivo para seguir sonhando. Desde o Mundial da Inglaterra, em 1966, a equipe canarinha não sabeo que é ser eliminada já na fase de grupos. 

Naquela oportunidade, o Brasil até superou a Bulgária, por 2 a 0, mas perdeu para Portugal e Hungria que avançaram de fase. Único país a ter disputado todas as 21 edições do torneio da Fifa, O Brasil tem mais duas eliminações precoces. Em 1930, na primeira Copa da história, a seleção superou a Bolívia, mas perdeu da classificada Iugoslávia. Já em 1934, não houve fase de grupos. No mata-mata, os brasileiros caíram logo de cara ante a Espanha.

Rival conhecido

Além das poucas eliminações na fase inicial, os brasileiros costumam lutar por títulos mundiais. O Brasil é o maior vencedor da Copa com cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) e ainda foi vice em 1950 e 1998.

Leia também: Thiago Silva será o capitão do Brasil contra a Costa Rica

Ao olhar para o confronto da sexta-feira diante da Costa Rica, o retrospecto também é positivo. Afinal, a seleção brasileira se deu bem nas duas vezes em que enfrentou a equipe da Concacaf pela Copa do Mundo.

Em dois jogos, o Brasil obteve duas vitórias. Em 1990, os rivais também se enfrentaram na 2ª rodada da fase de grupos e o time verde e amarelo triunfou foi por 1 a 0. Em 2002, a vitória, também pela fase de grupos, foi por 5 a 2. Naquela oportunidade, os brasileiros ficariam com o título mundial. 

Leia também: Conflito com Federação Egípcia pode tirar Salah do último jogo

Em Copas, o Brasil tem 105 jogos, com 70 vitórias, 18 empates e 17 derrotas, além. São 222 gols pró da seleção brasileira e 103 sofridos

    Leia tudo sobre: Futebol