Tamanho do texto

Árbitro de vídeo entrou em ação mais uma vez na Copa do Mundo e assinalou pênalti para os suecos, que venceram por 1 a 0

Suécia venceu a Coreia do Sul pelo Grupo F da Copa do Mundo com a ajuda do VAR
FIFA/ Divulgação
Suécia venceu a Coreia do Sul pelo Grupo F da Copa do Mundo com a ajuda do VAR

O VAR entrou em ação mais uma vez na Copa do Mundo e foi decisivo na vitória da Suécia sobre a Coreia do Sul, por 1 a 0, em jogo válido pelo Grupo F da competição. Já no segundo tempo, o árbitro de vídeo confirmou pênalti para a seleção europeia, que converteu a batida e garantiu o triunfo no Mundial da Rússia.

Leia também: Confira a classificação dos grupos e os próximos jogos

Com três pontos, a Suécia lidera a chave ao lado do México, que venceu a Alemanha pelo mesmo placar no domingo. Alemães e sul-coreanos ainda não pontuaram. No sábado que vem, os suecos encaram a Alemanha, enquanto a equipe asiática mede forças diante dos mexicanos, no mesmo dia.

Etapa inicial com pouca emoção

Suécia e Coreia do Sul se enfrentaram pelo Grupo F
FIFA/ Divulgação
Suécia e Coreia do Sul se enfrentaram pelo Grupo F

O primeiro tempo foi bastante faltoso, com 25 infrações cometidas no total (11 da Suécia e 14 da Coreia do Sul). Até por conta desse jogo truncado, as chances de gols foram escassas.

A seleção sueca foi quem chegou mais perto de abrir o marcador. O atacante Berg perdeu grande oportunidade aos 20 minutos depois de ficar cara a cara com o goleiro Jo Hyeonwoo, que fez uma defesaça; aos 42, o mesmo Berg recebeu na área e chutou errado em outra grande chance.

Leia também: Veja como foi o lance a lance de Suécia 1 x 0 Coreia do Sul no tempo real

Já nos acréscimos, Claesson chegou perto do gol ao cabecear por cima da meta sul-coreana.

Durante toda primeira metade de jogo, a equipe asiática não incomodou o goleiro Olsen e só assustou a Suécia quando puxava rápidos contra-ataques com o astro Son Heungmin, mas nenhum com efetividade.

VAR em ação

Pênalti assinalado pelo VAR
FIFA/ Divulgação
Pênalti assinalado pelo VAR

O segundo tempo começou com excelente chance para os suecos e Forsberg finalizando da meia lua por cima da meta sul-coreana. A resposta veio em cabeçada perigosa de Koo Jacheol, que acertou a rede pelo lado de fora.

Aos 17 minutos, Kim derrubou Claesson na área e o juiz mandou o jogo seguir, mas logo foi avisado pelo VAR (árbitro de vídeo) que o sul-coreano havia cometido a infração e o pênalti acabou sendo confirmado. Na cobrança, o capitão Granqvist balançou as redes.

Depois de marcar o seu gol, a Suécia teve outras duas oportunidades para ampliar, errando nas finalizações. A partir dos 30 minutos, a Coreia do Sul passou a pressionar o adversário em busca do empate, mas não teve sucesso e o triunfo ficou mesmo com a seleção europeia.

Leia também: Jogador da Croácia é cortado após recusar-se a entrar em campo

FICHA TÉCNICA

SUÉCIA 1 x 0 CORÉIA DO SUL

Local : Estádio de Níjni Novgorod, em Níjni Novgorod (Rússia)
Data : 18 de junho de 2018 (segunda-feira)
Horário : 9h (de Brasília)
Árbitro : Joel Aguilar (El Salvador)
Assistentes : Juan Zumba (El Salvador) e Juan Carlos Mora Arraya (Costa Rica) 
Cartões amarelos : Kim Shinwook, Hwang Heechan (COR); Claesson (SUE)

GOL
SUE: Granqvist, aos 19' do 2º tempo

COREIA DO SUL : Jo Hyeonwoo, Lee Yong, Jang Hyunsoo, Kim Younggwon e Park Jooho (Kim Minwoo); Ki Sungyueng, Lee Jaesung e Koo Jacheol (Lee Seungwoo); Hwang Heechan, Son Heungmin e Kim Shinwook (Jung Wooyoung). Técnico: Shin Tae-Yong

SUÉCIA : Olsen, Augustinsson, Granqvist, Jansson e Lustig; Larsson (Svensson), Ekdal (Hiljemark), Claesson e Forsberg; Berg e Toivonen (Thelin). Técnico: Jan Andersson

    Leia tudo sobre: Futebol