Tamanho do texto

Bélgica de Kompany, De Bruyne e Hazard tem segunda chance em Mundiais após falhar em 2014; panamenhos fazem sua primeira partida em Copas

Hazard é destaque belga e encara Román Torres, capitão e herói do Panamá nas Eliminatórias
Divulgação/Fifa.com
Hazard é destaque belga e encara Román Torres, capitão e herói do Panamá nas Eliminatórias

As seleções de Bélgica e Panamá entram em campo ao meio-dia desta segunda-feira (18), no horário de Brasília, na estreia das duas equipes na Copa do Mundo. O jogo será disputado no Estádio Olímpico de Fisht, em Sóchi, e é válido pelo Grupo G do Mundial, que terá ainda nesta segunda-feira o jogo entre Tunísia e Inglaterra , às 15h.

O peso da estreia é completamente distinto para Bélgica e Panamá . Os europeus inspiram grandes expectativas por conta de sua 'ótima geração', como fãs de todo o planeta costumam exaltar na internet a equipe com astros do quilate de Courtois, Kompany, De Bruyne, Hazard e Lukaku. Já os caribenhos vivem o sonho de disputar uma Copa do Mundo pela primeira vez na história do país. 

Apesar do respeito que seus atletas impõem no cenário internacional, a Bélgica ainda não conseguiu nenhum grande resultado em torneios oficiais. Em 2014, os belgas foram eliminados pela Argentina nas quartas de final. Dois anos mais tarde, os diabos vermelhos mais uma vez caíram nas quartas de final de uma competição, desta vez na Eurocopa, com derrota por 3 a 1 para o País de Gales.

"Roberto Martinez espera começar a competição com a formação 3-4-2-1, usando Carrasco e Meunier pelos lados do campo. Hazard e Mertens serão encarregados por acionar Lukaku e confundir a defesa panamenha ao máximo", reportou o jornalista Simon Massart, que acompanha a Bélgica a serviço da Fifa.

Já pelo lado do Panamá, a expectativa dos comandados por Hernan Dario Gomez é não dar vida fácil para os favoritos no Grupo G. O treinador da equipe espera conseguir fechar bem sua defesa, especialmente após ter visto a Bélgica golear a vizinha Costa Rica por 4 a 1 em amistoso disputado neste mês.

"Essa é a partida mais importante da história da seleção do Panamá. O primeiro oponente na história dos panamenhos na Copa tem atacantes muito talentosos, mas Los Canaleros estarão determinados a mostrá-los toda a solidez e rigor defensivos, além de disciplina tática, para conseguir ameaçar em contra-ataques", reportou Samuel McCollin sobre a partida entre Bélgica e Panamá .

Leia também: Suécia e Coreia do Sul estreiam na Copa em busca de vaga no grupo da Alemanha

Ficha técnica de Bélgica x Panamá (Grupo G)

Data: Segunda-feira, 18 de junho, às 12h (horário de Brasília) 
Local: Estádio Olímpico de Fisht, em Sóchi
Árbitro: Janny Sikazwe (Zâmbia) 
Prováveis escalações:

Bélgica – Courtois, Vertonghen, Boyata e Alderweireld; Axel Witsel, Kevin De Bruyne, Yannick Carrasco e Meunier; Mertens, Hazard e Lukaku. Técnico: Roberto Martinez

Panamá  – Penedo, Román Torres, Fidel Escobar, Eric Davis e Murillo; Gabriel Gomez, Anibal Godoy, Armando Cooper, Barcenas e José Luis Rodriguez; Blas Perez. Técnico: Hernan Gomez

Leia também: De A a H, confira a análise de todos os grupos da Copa do Mundo na Rússia

    Leia tudo sobre: futebol