Tamanho do texto

No geral, somando todas as 20 participações em Copas, a seleção brasileira acumula 17 vitórias em estreias, dois empates e só duas derrotas

Brasil venceu suas últimas nove estreias em Copas do Mundo
André Mourão/MoWA Press
Brasil venceu suas últimas nove estreias em Copas do Mundo

O Brasil estreia na Copa do Mundo de 2018 contra a Suíça neste domingo, às 15 horas (horário de Brasília), em Rostov do Don, pelo Grupo E. O time do técnico Tite tentará emendar a décima vitória seguida em estreias de Mundiais. Os brasileiros não tropeçam no primeiro jogo do torneio desde 1978, quando só empataram com a Suécia por 1 a 1. 

Leia também: Cristiano Ronaldo supera Pauleta e encosta em Eusébio após hat-trick

De lá para cá, a seleção canarinho triunfou em todas as estreias de Copas. Na última edição, em casa, o Brasil fez 3 a 1 na Croácia na Arena Corinthians, em São Paulo. Os europeus, aliás, estiveram no caminho verde e amarelo em oito oportunidades.

Apenas em 2002 e 2010, neste período analisado, os confrontos foram contra seleções de outros continentes. A Turquia apanhou por 2 a 1 há 16 anos, mesmo resultado contra a Coreia do Norte em 2010. 

Leia também: Marcelo será capitão na estreia; equipe faz reconhecimento do gramado

No geral, somando todas as 20 participações em Copas do Mundo, a seleção brasileira acumula 17 vitórias em estreias, dois empates e só duas derrotas.

A outra boa notícia é que em todos os anos de títulos, o Brasil estreou com triunfo. A Áustria foi a vítima de 1958 (3 a 0), enquanto o México perdeu em 1962 (2 a 0). Em 1970, os brasileiros meteram 4 a 1 na Tchecoslováquia. Já em 1994, a Rússia levou 2 a 0. Por fim, em 2002, o Brasil bateu a Turquia na estreia, por 2 a 1. 

Leia também: Em jogo histórico, VAR entra em ação e França derrota a Austrália no sufoco

Suíça já esteve no caminho

Em relação aos suíços, os pentacampeões enfrentarão pela segunda vez os rivais europeus em Copas do Mundo. No único desafio, até aqui, Brasil e Suíça ficaram no 2 a 2 pela 2ª rodada da fase de grupos do Mundial de 1950. Além dos suíços, os brasileiros pegarão no Grupo E da Copa 2018 Costa Rica e Sérvia.

    Leia tudo sobre: futebol