Tamanho do texto

Terá início às 15h desta sexta-feira um dos jogos mais esperados desta primeira fase da Copa do Mundo: Portugal e Espanha, válido pelo Grupo B

Companheiros no Real Madrid, Cristiano Ronaldo e Sergio Ramos são adversários em Portugal e Espanha
Divulgação/Fifa.com
Companheiros no Real Madrid, Cristiano Ronaldo e Sergio Ramos são adversários em Portugal e Espanha

O Estádio Olímpico de Sochi recebe nesta sexta-feira (15) um dos jogos mais esperados da primeira fase da Copa do Mundo. Portugal e Espanha entram em campo às 15h, no horário de Brasília, em jogo válido pelo Grupo B do Mundial. Antes disso, ao meio-dia, as seleções de Marrocos e Irã se enfrentam em São Petersburgo, no outro jogo dessa chave.

Leia também: Rússia abre Copa 2018 com goleada sobre Arábia Saudita e boa atuação de Golovin

Os europeus alimentam uma rivalidade antiga, mas este será apenas o segundo jogo entre Portugal e Espanha na história dos Mundiais. O único duelo entre as duas equipes até aqui aconteceu em 2010, na África do Sul, e terminou com vitória espanhola por 1 a 0 nas oitavas de final do torneio.

Portugueses e espanhóis estão no top 10 do ranking de seleções da Fifa (na quarta e décima posições, respectivamente), e o quilate de suas joias explicam esse destaque no cenário internacional.

Os lusos são liderados, claro, por Cristiano Ronaldo, astro do Real Madrid e detentor de cinco bolas de ouro. Mas a equipe portuguesa conta ainda com jogadores de destaque como o goleiro Rui Patrício, o zagueiro Pepe e o atacante Quaresma, além de novos talentos como Bernardo Silva, André Silva e Gelson Martins.

Do outro lado, os espanhóis contam com uma mescla de jogadores que integraram a vencedora geração que conquistou a Copa de 2010 na África do Sul, como Iniesta, Piqué, Sergio Ramos e David Silva, e jogadores jovens como Koke, Asensio, Saúl Ñíguez e Isco.

No entanto, o técnico Julen Lopetegui foi demitido da seleção da Espanha na última quarta-feira. Ele foi desligado após acertar com o Real Madrid e a federação não ter sido comunicada com antecedência. O ex-zagueiro Fernando Hierro , diretor da Federação e que atuou por muitos anos no próprio clube merengue na década de 90, será o comandante da equipe na Copa.

Leia também: Olha a crise! Espanha demite técnico a um dia da abertura da Copa; Hierro assume

Ficha técnica de Portugal x Espanha (Grupo B)

Data: Sexta-feira, 15 de junho, às 15h (horário de Brasília)

Estádio: Estádio Olímpico de Sochi

Árbitro: Gianluca Rocchi (Itália)

Prováveis escalações:

Portugal – Rui Patricio, Guerreiro, Fonte, Pepe e Cedric; João Mario, João Moutinho, William Carvalho e Bernardo Silva; Cristiano Ronaldo e Gonçalo Guedes.

Espanha – De Gea, Jordi Alba, Sergio Ramos, Piqué e Nacho; Sergio Busquets, Thiago Alcantara, Iniesta, Isco e David Silva; Diego Costa.

Marrocos e Irã fazem jogo com grande força defensiva

Marrocos e Irã se enfrentam em São Petersburgo em jogo dos 'patinhos feios' do Grupo B da Copa do Mundo
Divulgação/Fifa.com
Marrocos e Irã se enfrentam em São Petersburgo em jogo dos 'patinhos feios' do Grupo B da Copa do Mundo

Enquanto Portgal e Espanha fazem um jogo marcado pela qualidade técnica de seus meias e atacantes, Marrocos e Irã tem o setor defensivo como o maior triunfo. A seleção africana terminou as eliminatória sem sofrer nenhum gol, enquando a asiática levou apenas dois tentos em dez partidas.

O Marrocos conquistou um lugar no maior evento do futebol mundial na última rodada da fase de grupos. A vaga veio depois do confronto direto com a Costa do Marfim, pela vaga do Grupo C. A seleção volta a disputar uma Copa do Mundo após vinte anos, já que a última presença havia sido em 1998, na França. Na ocasião, ficou na 18ª colocação. Sob o comando do ex-jogador francês Hervé Renard, a equipe de 2018 é considerada uma das melhores seleções marroquinas já vistas.

O Irã foi líder invicta do Grupo A das eliminatórias asiáticas, com seis vitórias e quatro empates. Assim, foi a terceira seleção a garantir uma vaga no Mundial, depois do Brasil e da anfitriã. Sob o comando do treinador português Carlos Queiroz, será a quinta participação no evento. A melhor colocação da seleção em uma Copa do Mundo foi uma terceira posição na fase de grupos do Mundial de 1998.

Leia também: Egito e Uruguai fazem segunda partida da Copa pressionados por goleada da Rússia

Ficha técnica de Marrocos x Irã (Grupo B)

Data: Sexta-feira, 15 de junho, às 12h (horário de Brasília)

Local: Estádio Krestovsky

Árbitro: Cuneyt Cakir (Turquia)

Prováveis escalações:

Marrocos - El Kajoui (Munir Mohamedi), Hamza Mendyl (Nabil Dirar), Medhi Benatia, Romain Saïss e Achraf Hakimi; Karim El Ahmadi, Younès Belhanda, Mbark Boussoufa e Hakim Ziyech; Khalid Boutaïb, Sofyan Amrabat

Irã - Alireza Beiranvand; Ramin Rezaeian, Khanzadeh (Seyed Jalal Hosseini), Cheshimi (Morteza Pouraliganji) e Milad Mohammadi; Saeid Ezatolahi, Masoud Shojaei e Ali Karimi; Alireza Jahanbakhsh, Mahdi Taremi e Mehdi Taremi

    Leia tudo sobre: futebol