Tamanho do texto

Nestor Pitana será o árbitro do jogo entre Rússia e Arábia Saudita; novidade, arbitragem de vídeo terá dupla de italianos, um argentino e um chileno

Argentino Nestor Pitana será o árbitro do jogo de abertura da Copa do Mundo, entre Rússia e Arábia Saudita
Divulgação/Fifa
Argentino Nestor Pitana será o árbitro do jogo de abertura da Copa do Mundo, entre Rússia e Arábia Saudita

A Fifa anunciou nesta terça-feira (12) o nome do árbitro que apitará a partida de abertura da Copa do Mundo entre a Rússia e a Arábia Saudita. A bola vai rolar pela primeira vez no Mundial, na quinta-feira (14), no estádio Lujniki, em Moscou, após o soar do apito do argentino Nestor Pitana, de 42 anos de idade.

Leia também: Médico de vídeo? Copa do Mundo terá profissionais da saúde acompanhando o VAR

O argentino terá como auxiliares os compatriotas Juan Pablo Bellati e Hernan Maidana, enquanto o brasileiro Sandro Meira Ricci foi escolhido para ser o quarto  árbitro da primeira partida do Mundial.

Novidade desta edição da Copa do Mundo, a arbitragem de vídeo (VAR) será comandada no jogo entre Rússia e Arábia Saudita por uma equipe composta pelos italianos Massimiliano Irrati e Daniele Orsato, pelo argentino Mauro Vigliano e pelo chileno Carlos Astroza.

Esse será o segundo Mundial de Nestor Pitana, que apitou quatro partidas em 2014 – entre elas, a vitória de 1 a 0 da Alemanha sobre a França em jogo válido pelas quartas de final do torneio. O argentino também esteve nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e na Copa das Confederações do ano passado.

Leia também: Saiba qual o retrospecto do Brasil contra adversários da 1ª fase da Copa 2018

Arbitragem brasileira na Copa do Mundo

A arbitragem brasileira já esteve em duas finais do Mundial: em 1982, com Arnaldo Cézar Coelho, e em 1986, com Romualdo Arppi Filho. Mas até hoje, nunca um brasileiro foi escalado para apitar um jogo de abertura da Copa do Mundo. Sandro Meira Ricci é aquele que mais chegou perto de ter essa marca no currículo.

Além do árbitro mineiro de 43 anos de idade, também estão escalados para a equipe de arbitragem da Copa do Mundo os brasileiros Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse (auxiliares), e Wilton Sampaio (VAR).

Leia também: Pela primeira vez, maioria dos brasileiros diz não se interessar pela Copa

Brasileiro Sandro Meira Ricci será o quarto árbitro na abertura da Copa do Mundo
Divulgação
Brasileiro Sandro Meira Ricci será o quarto árbitro na abertura da Copa do Mundo


    Leia tudo sobre: futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.