Tamanho do texto

Bárbara Gerneza fala de alguns lugares nas cidades de Moscou, San Petersburgo e Rostov Do Don onde a seleção brasileira jogará na primeira fase da competição

Em seis dias os olhos de todo o mundo se voltarão para a Rússia e o início da Copa do Mundo de 2018. O país já está com tudo pronto para receber o maior evento de futebol e os turistas, leia-se muitos turistas, já que são esperados cerca de 1 milhão de estrangeiros. Claro, todos estão indo para a competição que concentra os melhores jogadores em atividade, mas também desejam conhecer a cultura e os pontos turísticos russos. 

Leia também: 60 mil brasileiros devem ir à Rússia para assistir a Copa do Mundo de perto

A Catedral de São Basílio é um dos pontos turísticos mais famosos de Moscou
Reprodução
A Catedral de São Basílio é um dos pontos turísticos mais famosos de Moscou

Sabendo disso, dá para imaginar como os principais pontos turísticos da cidade estarão lotados. Mas, se você está entre o milhão de turistas, não precisa se desesperar. Nossa correspondente russa, Varvara Gerneza , ou no melhor português, Bárbara, dá algumas dicas de passeios alternativos que são muito legais e ótimos para conhecer um pouco mais da Rússia. 

As cidades escolhidas para essas dicas precisosas são Mocou, San Petersburgo e Rostov Do Don, onde a seleção brasileira jogará durante a primeira fase. Dá uma olhada! 


Moscou

Em Moscou está o maior estádio da Copa, o Lujniki, onde irão acontecer as cerimônias de abertura, encerramento, a semi-final e a final. Há também o Spartak, onde o Brasil joga no dia 27 de junho contra a Sérvia. 

Os passeios mais tradicionais da capital da Rússia, são a Catedral de São Basílio e a Praça Vermelha, por exemplo. Mas, há outros pontos de visitação menos conhecidos. Entre eles estão o Parque de Gorki, onde no verão as pessoas se juntam e dançam no mesmo ritmo ao lado do Rio Moscou e o bairro Kitay gorod, onde estão diferentes lojas, cafés e boates frequentadas pelos locais. Além disso, não pode deixar de dar uma passada nas ruas Myasnitskaya, Ostozhenka, Pyatnitskaya, Pokrovka.

Outro bairro que vale uma visita é o Chistye Prudi, que significa "lagos puros" e tem lindas paisagens. Também pode incluir na lista as tradicionais saunas russas, o Zoológico de Moscou, a loja de brinquedos e o planetário. 

O zoológico de Moscou é um dos pontos turísticos sugerido por Bárbara
Reprodução
O zoológico de Moscou é um dos pontos turísticos sugerido por Bárbara


Uma curiosidade é que para entrar nas baladas você não precisa pagar, mas deve estar vestido de maneira mais formal. A moda do momento são as festas que acontecem no espaço de antigas fábricas desativadas e tocam músicas eletrônicas. 

São Petersburgo

O Estádio de São Petersburgo recebe a seleção brasileira no dia 22 de junho. Além de assistir ao jogo, a dica de Bárbara para a cidade é visitar alguns telhados. Você não leu errado e isso só é possível porque existe uma lei que proibe a construção de prédios muitos altos na cidade, assim, alguns telhados são liberados para visitação. É um ótimo lugar para aproveitar a vista e ter uma outra perspectiva do local. 

Leia também: Putin diz esperar que a Rússia jogue "decentemente" e cita Brasil como favorito

Rostov Do Don

Rostov será o primeiro destino da seleção brasileira, quando no dia 17 de junho joga contra a Suíça. O cais da cidade é o principal ponto a ser visitado, além da vista linda, ainda possui alguns monumentos que contam um pouco da história do local. 

Vale dizer que Rostov foi toda reformada para receber os jogos da Copa do Mundo

Dica culinária

Borsch é uma sopa de beterraba, prato típico da Rússia
Reprodução
Borsch é uma sopa de beterraba, prato típico da Rússia

Assim como acontece no Brasil, a Rússia tem restaurantes de diferentes nacionalidades. Mas, a mais importante aqui é a típica russa que pode ser considerada um ponto turístico . Os principais pratos para experimentar são: Cheburek, um pastel com carne e queijo; Borsch, uma sopa de beterraba; Pelmeni, maça com carne dentro; Solyanka, sopa com carne, azeitona e linguiça; Seledka Pod Shuboi, uma espécie de salada.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.