Tamanho do texto

Consulado temporário será instalado na cidade de São Petesburgo para ajudar visitantes dos dois países que precisarem de auxílio durante o torneio

Rivais em campo, Brasil e Argentina acreditam que parceria fora das quatro linhas vai beneficiar visitantes dos países
Heuler Andrey/Mowa Press
Rivais em campo, Brasil e Argentina acreditam que parceria fora das quatro linhas vai beneficiar visitantes dos países

Brasil e Argentina anunciaram a criação de um consulado comum temporário na cidade russa de São Petersburgo para atender aos cidadãos de ambos países que estarão lá durante a Copa do Mundo. As duas seleções farão jogos da primeira fase na antiga capital do império russo. O anúncio foi feito na última quinta-feira (7) pelo Ministério de Relações Exteriores argentino.

Leia também: Russa dá dicas de pontos turísticos incomuns para visitar durante a Copa

O ministro das Relações Exteriores do Brasil , Aloysio Nunes Ferreira, disse que a parceria para a Copa do Mundo é mais um fruto das colaborações entre os dois países. “Colaboramos em tantos campos que a amizade com eles já faz parte de nosso patrimônio”, disse.

Os países esperam ter uma grande presença de torcedores nos jogos da Rússia: entre 30 mil e 35 mil argentinos e 60 mil brasileiros. Um acordo de cooperação consular, assinado por ambos os governos em 2017, permite que juntem esforços e recursos para atender aos seus cidadãos.

Leia também: 60 mil brasileiros devem ir à Rússia para assistir a Copa do Mundo de perto

A instalação do consulado itinerante funcionará no Novotel Saint Petersburg Centre e servirá para “ajudar e orientar nossos compatriotas, em uma situação de emergência ou de saúde, e para todas as gestões necessárias”, disse o chanceler argentino, Jorge Faurie, em entrevista coletiva que contou com a presença do embaixador do Brasil na Argentina , Sergio Danese.

Também participaram da entrevista coletiva, o embaixador russo Viktor Koronelli, e o diretor de Assuntos Consulares do Ministério das Relações Exteriores da Argentina, Luis María Sobrón.

Na primeira fase da Copa da Rússia, a seleção brasileira jogará em Rostov do Don, São Petersburgo e Moscou. Já a argentina deverá enfrentar adversários também em Moscou e São Petersburgo, além de Nizhny Novgorod.

Leia também: CBF divulga foto oficial da seleção brasileira para a Copa do Mundo

De acordo com a Fifa, o Brasil foi o terceiro país que mais solicitou ingressos para os jogos da Copa do Mundo , sendo 72 mil bilhetes comprados. A lista divulgada pela entidade colocou a Rússia em primeiro e os Estados Unidos na vice-liderança. No total, mais de 2,4 milhões de entradas foram vendidas. Visto que a procura pelos ingressos está sendo alta, a entidade máxima do futebol mundial anunciou nesta sexta-feira (8) que colocou mais de 100 mil bilhetes à venda.

    Leia tudo sobre: Futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.