Tamanho do texto

Ainda separado dos demais jogadores, camisa 8 treinou com bola nesta tarde e equipe médica da seleção se anima com avanço de sua recuperação física

Ao lado de Fred e Neymar, Renato Augusto subiu a campo nessa terça para ouvir o técnico Tite, mas não treinou
Pedro Martins/MoWA Press - 5.6.18
Ao lado de Fred e Neymar, Renato Augusto subiu a campo nessa terça para ouvir o técnico Tite, mas não treinou

O meio-campista Renato Augusto voltou a treinar com bola nesta quarta-feira (6), num passo importante para a recuperação do problema físico que o afastou das atividades com os demais jogadores nos últimos sete dias . O camisa 8, que tem encarado uma intensa rotina de fisioterapia por conta de uma inflamação no joelho esquerdo e nem mesmo viajou com o grupo para o amistoso contra a Croácia no último domingo (3).

Novo exame realizado nesta quarta-feira não diagnosticou a existência de nenhuma lesão no joelho de Renato Augusto , quem no entanto, ainda não treinará com os demais jogadores. 

Os desfalques, aliás, têm sido regra na preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo. Desde que o grupo se apresentou na Granja Comary, no fim do mês passado, o técnico Tite ainda não conseguiu treinar com todos os 23 jogadores que estarão no Mundial da Rússia.

Na primeira semana de treinamentos, o técnico não contava com Marcelo, Casemiro e Roberto Firmino – que ainda estavam com seus clubes para a final da Liga dos Campeões da Europa –, e também tinha Fagner e Douglas Costa entregues ao departamento médico.

Esses dois jogadores já estão recuperados e Douglas Costa, que estava com desconforto muscular na coxa,  fez nessa terça-feira (5) seu primeiro treino com o grupo no CT do Tottenham, em Londres. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o atacante da Juventus está "completamente à disposição da comissão técnica".

Leia também: Sexo está liberado na seleção brasileira, mas cultos religiosos são vetados

Pensa, Tite

Sem Renato Augusto, que vinha sendo utilizado como titular no time de Tite, o treinador tem buscado alternativas dentro do grupo para armar o seu meio de campo. Na vitória por 2 a 0 contra a Croácia, o técnico optou por mandar a campo um trio de volantes com Casemiro, Fernandinho e Paulinho, deixando Coutinho e Willian encarregados de se aproximar de Gabriel Jesus na finalização das jogadas.

Com o iminente retorno de Neymar ao time titular, Tite pode vir a sacar um dos volantes e recuar Coutinho para atuar no meio-campo, ou apenas colocar o craque do PSG na vaga de Willian.

Caso o quadro médico de Renato Augusto  venha a apresentar algum tipo de regressão, a CBF tem até o dia 16 para inscrever um substituto na Copa do Mundo. Isso dependerá ainda da aprovação da Fifa, que pedirá exames sobre as condições físicas do camisa 8.

Leia também: Willian exalta Tite e se vê no "melhor momento", mas evita cobrar titularidade


    Leia tudo sobre: futebol