Tamanho do texto

Neymar entrou na segunda etapa no lugar de Fernandinho e abriu o placar aos 24 minutos. No final da partida, Firmino ampliou para o Brasil

Brasil e Croácia deixaram o fato da partida ser apenas um amistoso de lado e fizeram uma partida muito pegada na preparação para a Copa do Mundo . Com faltas duras e um duelo muito pegado no meio de campo no primeiro tempo, o clima era de partida decisiva do Mundial. A seleção europeia foi melhor na etapa inicial e criou chances de abrir o placar. Após o intervalo, Neymar voltou aos gramados e demorou apenas 24 minutos para balançar a rede. Já nos acréssimos, Firmino fechou o caixão e marcou o segundo.

Leia também: Veja como foi, lance a lance, o amistoso entre Brasil e Croácia, em Liverpool

Neymar e Roberto Firmino marcaram os gols de Brasil 2 x 0 Croácia
Mowa Press
Neymar e Roberto Firmino marcaram os gols de Brasil 2 x 0 Croácia

Depois de três meses sem jogar, Neymar começou a partida do banco. Após o intervalo, o camisa 10 entrou no lugar de Fernandinho, mudando o esquema tático do Brasil . Com uma nova postura, a seleção cresceu, melhorou na partida e começou a ter o controle das ações. O lance que decidiu o jogo aconteceu aos 24 minutos, quando o atacante do PSG recebeu passe de Coutinho na entrada da área, deu lindo drible no meio de dois defensores e chutou forte para vencer o goleiro Subasic. Já no último minuto, Casemiro deu belo lançamento para Firmino, que matou no peito e encobriu o arqueiro com muita categoria.

O jogo

Philippe Coutinho tenta jogada pela seleção brasileira no amistoso contra a Croácia
Pedro Martins / MoWA Press
Philippe Coutinho tenta jogada pela seleção brasileira no amistoso contra a Croácia

A Croácia entrou na partida com o mesmo esquema tático do Brasil, com Badelj como volante mais fixo e Rakitic e Modric com maior liberdade. Para complicar ainda mais a seleção brasileira, os atacantes pressionavam a saída de bola a equipe canarinho não conseguia sair jogando com liberdade. Assim, as duas primeiras boas chances da partida foram dos croatas.

Aos 12 minutos, Modric cobrou escanteio e Lovren subiu mais alto do que a marcação e cabeceou muito perto da trave esquerda de Alisson. Uma parte do estádio até achou que havia sido gol.

Dois minutos depois, nova oportunidade da Croácia, dessa vez com um erro da defesa brasileira. Thiago Silva e Miranda tentam sair jogando, mas o zagueiro da Inter de Milão erra o passe e Kramaric tem espaço para finalizar de fora da área. Alisson fez uma boa defesa.

Leia também: CBF divulga numeração oficial da seleção brasileira para Copa do Mundo

A primeira chance da seleção brasileira veio apenas aos 30 minutos. Willian Recebeu pela direita, tinha muitas opções de passe, mas preferiu levar para o eio e finalizar de esquerda. A bola até passou pelo goleiro Subasic, porém Vrsaljko salvou e afastou o perigo dentro da pequena área.

Neymar entrou no 2º tempo e marcou o gol do Brasil sobre a Croácia
Mowa Press
Neymar entrou no 2º tempo e marcou o gol do Brasil sobre a Croácia

A seleção brasileira mudou no segundo tempo. Não só com a entrada de Neymar, mas com a troca de esquema tático. O camisa 10 veio para o gramado no lugar de Fernandinho. Assim, Coutinho saiu da ponta esquerda e veio atuar no centro, dando maior criatividade para a equipe.

Mesmo sendo mais criativo e tendo o controle da partida, a primeira boa chance no segundo tempo foi apenas aos 24 minutos, quando Neymar abriu o placar. Coutinho encontrou o camisa 10 na entrada da área. O atacante deu belo drible curto no meio de dois marcadores e soltou uma bomba. A bola bateu no travessão antes de entrar. O goleiro Subasic nem viu a bola e ficou parado no meio do gol. Na comemoração, o jogador do PSG foi abraçar Rodrigo Lasmar, médico que o operou no início de março.

Já no último lance da partida, Casemiro deu lindo lançamento para roberto Firmino. O atacante do Liverpool, que jogava em casa, matou a bola no peito, se livrou da marcação e encobriu o goleiro para decisir a partida com um golaço.

Leia também: Fifa divulga vinheta de abertura dos jogos da Copa para TV; assista ao vídeo

Ficha técnica

Local : Estádio Anfield Road, em Liverpool (Inglaterra)

Árbitro : Michael Oliver (Inglaterra)

Assistentes : Stuart Burt e Simon Bennett (ambos da Inglaterra)

BRASIL : Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda (Marquinhos) e Marcelo (Filipe Luís); Casemiro, Fernandinho (Neymar) e Paulinho; Philippe Coutinho (Fred), Gabriel Jesus (Firmino) e Willian (Taison).  Técnico : Tite

CROÁCIA : Subasic, Vrsaljko (Jedvaj), Lovren, Vida e Corluka (Caleta-Car); Badelj (Brozovic), Rakitic (Bradaric), Perisic, Modric (Kovacic) e Rebic (Pjaca); Kramaric.  Técnico : Zlatko Dalic

    Leia tudo sobre: Futebol