Tamanho do texto

Caça de javalis é permitida no Uruguai, mas prática regularizada não livrou atacante do PSG de críticas e até mesmo de uma notificação do governo

Em imagem divulgada nas redes sociais, Cavani aparece ao lado de outros homens e o javali morto na caça
Divulgação
Em imagem divulgada nas redes sociais, Cavani aparece ao lado de outros homens e o javali morto na caça

O atacante Edinson Cavani é um dos convocados do Uruguai para a Copa do Mundo . Antes de disputar o torneio, no entanto, o atleta foi muito criticado por um passatempo divulgado nas redes sociais. Em imagens publicadas na internet, o jogador aparece ao lado de um javali morto como resultado de uma caça.

Leia também: iG simula Copa do Mundo no FIFA 18: Brasil leva gol aos 90 e fica com o vice

Pela exposição das imagens, Cavani foi até mesmo notificado pelo Governo do Uruguai, que se posicionou contra o exibicionismo. No vídeo que gerou a repercussão, o atacante aparece filmando, enquanto um amigo abre e fecha a boca do animal.

Vale ressaltar que a caça aos javalis é permitida em todo o território uruguaio, pois o animal passou a ser considerado praga a partir de 1982. De acordo com um decreto publicado naquele ano, o governo considera “conveniente reduzir as populações de javalis a fim de diminuir o prejuízo que ocasionam aos produtores rurais”.

Leia também: Após avaliação médica, federação garante que Salah estará na Copa do Mundo

A notificação direcionada ao jogador, portanto, foi motivada pela glorificação da caça, e não pelo ato. “Vemos com preocupação a apologia à caça e à morte”, disse  Alejandro Nario, da  Direção Nacional de Meio-Ambiente do Uruguai (Dinama), ao jornal El Observador.

Mesmo que não tenha cometido um ato irregular, o atleta despertou a fúria de muitas pessoas na internet com a caça ao javali . Muitos fãs, do jogador, no entanto, publicaram mensagens em sua defesa. "Não posso acreditar que haja imbecis que critiquem Cavani por ter caçado um javali. Não têm a menor ideia do dano que causam a animais e plantações", disse um internauta.

Leia também: Por Copa do Mundo, Carvajal encara frio de -188 graus para tratar lesão

Uruguai na Copa

Polêmicas à parte, Cavani segue como um dos principais jogadores de sua seleção na Copa do Mundo. Na competição, o Uruguai estará no Grupo A, ao lado de Egito, Irã, e da anfitriã Rússia. Nas Eliminatórias, após 18 jogos disputados, a equipe terminou na segunda colocação com 31 pontos, atrás apenas do Brasil, que fez 41, ficando com uma das vagas diretas.

    Leia tudo sobre: Futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.