Tamanho do texto

Técnico já sabia que o camisa 10 não terá condições de atuar os 90 minutos em amistoso com a Croácia, mas lesão do reserva exige novo cálculo de rota

Neymar já foi a campo duas vezes durante preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo
Lucas Figueiredo/CBF - 23.5.18
Neymar já foi a campo duas vezes durante preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo

Os jogadores concentrados com a seleção brasileira na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), voltam a treinar em campo na tarde desta quinta-feira (24) sob os olhares do técnico Tite. Até o momento, apenas 11 dos 20 atletas que estão no grupo treinaram com bola, enquanto os demais se dedicaram a atividades na academia.

A programação elaborada pela comissão técnica da seleção brasileira busca equilibrar o condicionamento entre os atletas – daí a estratégia de dividir os jogadores em grupos. Neymar, Gabriel Jesus e Danilo treinaram com bola nos últimos dois dias , enquanto Philippe Coutinho e Miranda, por exemplo, ainda nem mesmo calçaram chuteiras. O equilíbrio entre os dois grupos terá início no treino desta tarde, com mais jogadores em campo.

Uma das principais preocupações de Tite em relação às atividades desta semana já era  observar a evolução de Neymar, a fim de definir de que modo o camisa 10 será utilizado nos amistosos contra a Croácia e Áustria no início do mês. A comissão técnica da seleção já sabe que o atacante não poderá atuar durante os 90 minutos já que ele não entra em campo desde o fim de fevereiro e passou por cirurgia no pé direito no início de março.

Douglas Costa

Mas o técnico da seleção ganhou uma nova dor de cabeça nesta semana após ser detectada lesão na coxa de Douglas Costa, atacante que atua na mesma faixa de campo que Neymar. O técnico da seleção, Rodrigo Lasmar, não escondeu que o problema físico no atleta da Juventus foi uma "surpresa", e avisou que o atacante não entrará em campo durante os treinos na Granja Comary.

"Sua participação no primeiro amistoso ainda será avaliada, principalmente com base em sua evolução na semana que vem. Mas ainda tem tempo de recuperação até o início da Copa", disse Lasmar em entrevista coletiva nessa quarta-feira (23).

Caso o atacante não se recupere a tempo de atuar no amistoso contra a Croácia, em Liverpool, Tite poderá optar pela formação com Philippe Coutinho e Willian abertos um de cada lado, com Casemiro, Paulinho e Renato Augusto no meio de campo, ou até mesmo recuar Coutinho para atuar na vaga de Renato Augusto e dar chance a Taison na posição de Neymar/Douglas Costa.

O terceiro e último caso clínico acompanhado pelos médicos da seleção é o do lateral direito Fágner, que não atua desde o fim do mês passado devido a lesão na coxa. O jogador do Corinthians deve estar apto a participar das atividades em campo a partir da semana que vem, de acordo com Rodrigo Lasmar.

Programação

Dos 23 convocados com Tite para a disputa da Copa do Mundo, apenas Marcelo e Casemiro, do Real Madrid, e Roberto Firmino, do Liverpool, ainda não estão com a seleção devido à final da Liga dos Campeões da Europa, que será disputada entre os dois clubes nesse sábado (26). 

seleção brasileira  treinará na Granja Comary só até sábado (26) e embarcará no dia seguinte para Londres, onde a preparação para a Copa terá continuidade no centro de treinamentos do Tottenham. O grupo comandado por Tite  fará, em sua última etapa de preparação para o Mundial, amistosos contra a Croácia no dia 3 de junho, em Liverpool, e contra a Áustria, no dia 10, em Viena.

Leia também: Tite conta com relatório de 'espiões' de clubes que analisaram rivais da seleção

    Leia tudo sobre: futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.