Tamanho do texto

Os 20 jogadores que já estão na Granja Comary iniciam hoje a preparação para a Copa do Mundo; condição física do camisa 10 terá atenção redobrada

Neymar, Danilo e Gabriel Jesus foram os únicos atletas da seleção brasileira a entrar em campo nessa terça-feira (22)
Lucas Figueiredo/CBF - 22.5.18
Neymar, Danilo e Gabriel Jesus foram os únicos atletas da seleção brasileira a entrar em campo nessa terça-feira (22)

A seleção brasileira inicia nesta quarta-feira (23) a preparação em campo para a disputa da Copa do Mundo. Será o primeiro treino com bola envolvendo todos os 20 jogadores que já estão concentrados no CT da Granja Comary, em Teresópolis (RJ) . Até então, apenas Neymar, Gabriel Jesus e Danilo haviam entrado em campo, na tarde dessa terça-feira (22), mas apenas para treinos leves acompanhados por auxiliares da comissão técnica de Tite.

Essas primeiras atividades na Granja Comary servirão especialmente para observar as condições físicas de Neymar, que, apesar de estar completamente recuperado de cirurgia no pé direito, não atua em uma partida desde o fim de fevereiro. Seu desempenho nos treinos será determinante para o técnico Tite avaliar como utilizará o camisa 10 nos dois amistosos que a seleção brasileira disputará antes do início da Copa na Rússia.

As sessões de treino também começarão a dar uma luz ao técnico sobre dúvidas ainda existentes em relação ao time titular. A principal delas está na lateral direita, onde Danilo e Fagner disputam o posto que ficou vago após lesão do titular Daniel Alves.

O técnico Tite também ainda estuda quem será o parceiro de Miranda na defesa da seleção, se Marquinhos ou Thiago Silva.

Por fim, algumas variações na composição do meio de campo podem ganhar força na cabeça do treinador da seleção a depender dos testes pré-Copa. Renato Augusto é tido como uma peça que pode ser sacada do time titular para dar lugar a Fernandinho ou até mesmo a Philippe Coutinho, que seria recuado para atuar mais na faixa central do gramado, abrindo espaço para Willian ou Douglas Costa no ataque.

Leia também: Tite conta com relatório de 'espiões' de clubes que analisaram rivais da seleção

Planejamento da seleção brasileira

Apenas Marcelo e Casemiro, do Real Madrid, e Roberto Firmino, do Liverpool, ainda não estão com a seleção devido à final da Liga dos Campeões da Europa, que será disputada entre os dois clubes nesse sábado (26).

Para suprir a ausência desses atletas, Tite chamou seis  jogadores das seleções de base que exercerão a função de 'dublês'  dos convocados durante esta semana de treinamentos em Teresópolis. 

Participam do treino da seleção brasileira nesta quarta-feira os goleiros Álisson, Ederson e Cássio; os zagueiros Marquinhos, Pedro Geromel, Thiago Silva e Miranda; os laterais Filipe Luís, Danilo e Fagner; os meio-campistas Fred, Fernandinho, Renato Augusto, Paulinho e Philippe Coutinho; e os atacantes Gabriel Jesus, Neymar, Willian, Douglas Costa e Taison.

A seleção brasileira treinará na Granja Comary só até sábado (26) e embarcará no dia seguinte no Aeroporto Internacional do Galeão com destino a Londres, onde a preparação para a Copa terá continuidade. O grupo comandado por Tite  fará, em sua última etapa de preparação para o Mundial, amistosos contra a Croácia no dia 3 de junho, em Liverpool, e contra a Áustria, no dia 10, em Viena.

Leia também: Futebol é momento? Saiba como os jogadores da seleção brasileira chegam à Copa

    Leia tudo sobre: futebol